NOTÍCIAS

Dermilson Chagas destaca importância da UEA para o Amazonas e diz que instituição não pode sofrer influência política

Por Assessoria

12.jul.2021 15:41h
img
Foto: Márcio Gleyson

O deputado Dermilson Chagas (sem partido) destacou, na manhã desta segunda-feira (12), a importância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) como instrumento de desenvolvimento do Amazonas, principalmente dos municípios do interior do estado, visto que a instituição está presente em todas as cidades do interior. A UEA iniciou as suas atividades em agosto de 2001

“A UEA iniciou em 2001 e já possui mais de 20 mil alunos e mais de mil professores altamente qualificados, entre mestres e doutores, e tem significativos avanços no ensino, pesquisa e extensão. Nós precisamos, como Poder Legislativo, olhar essa universidade e recorrer sempre a ela porque é na Academia que está a exatidão para resolver cada problema. O Governo do Estado que não recorre a esta instituição para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas simplesmente fica à deriva, porque é na Academia que podemos discutir um novo modelo econômico, uma reforma tributária, um planejamento administrativo, novos caminhos para a Medicina etc. Ou seja, a universidade tem muito a contribuir”, disse o parlamentar.

Dermilson Chagas destacou que a educação proporciona a liberdade dos indivíduos. “Todos nós sabemos que a educação liberta e essa universidade trouxe a liberdade para muitos amazonenses. A UEA é um patrimônio nosso, que foi constituído pelo ex-governador Amazonino (Mendes), é a realização de pais e mães que estão vendo seus filhos entrarem na Universidade e encontrarem uma oportunidade para um melhor futuro”.

As declarações foram feitas durante a sessão especial híbrida em homenagem aos 20 anos de atuação da UEA, proposta pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB). A sessão especial foi realizada no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tendo como presidente da sessão o deputado Dermilson Chagas.

Sem interferência política

Dermilson Chagas destacou que a UEA está se consolidando como instituição de ensino superior de excelência em várias áreas do conhecimento científico e que desenvolve relevantes trabalhos de pesquisa, programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Amazonas. Por essa razão, o parlamentar ressaltou que a instituição não pode ter influência política.

“A Universidade não é uma secretaria de governo, é um lugar de ensino e pesquisa, e a pesquisa contraria o político, a pesquisa contraria a falácia. Por isso, ela precisa ter a sua autonomia administrativa para selecionar o quadro profissional apropriado para o seu crescimento e desenvolvimento. Não podemos ficar refém de qualquer gestor. Ela também precisa da sua autonomia financeira para ter acesso a recursos para desenvolver mais programas e projetos e formar alunos ainda mais capacitados”, comentou Dermilson Chagas.