NOTÍCIAS

Dermilson Chagas reúne-se com pescadores de Fonte Boa para levar informações sobre o Seguro-Defeso 2015/2016

Por Assessoria de Comunicação

23.mar.2022 21:23h
img
Foto: Aguilar Abecassis

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) conversou, no último domingo (21/3), com a comunidade de pescadores de Fonte Boa, município da microrregião do Alto Solimões, com população estimada em 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 16.409 habitantes. Na ocasião, o parlamentar informou que, juntamente com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos), participou, no dia 9 deste mês, de reuniões em Brasília defendendo demandas do setor da pesca do Amazonas, dentre elas a agilização do pagamento do Seguro-Defeso 2015/2016.

Em Brasília, o deputado Dermilson Chagas conversou com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e com o secretário adjunto da Secretaria da Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jairo Gund. De acordo com o deputado Dermilson Chagas, o Governo Federal assegurou que as datas do pagamento do Seguro-Defeso 2015/2016 serão definidas dentro dos próximos dias.

“O pagamento já está autorizado administrativamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e agora só está faltando a definição do calendário de pagamento. Nos próximos dias, nós vamos participar de uma reunião do Ministério do Trabalho e Previdência para decidir esse calendário e, assim, poderemos agilizar os benefícios para os nossos pescadores”, destacou o deputado Dermilson Chagas.

Mais uma vez, o deputado Dermilson Chagas informou aos profissionais da pesca que têm direito a receber o Seguro-Defeso 2015/2016 que esse benefício já está assegurado e que não existe a necessidade de pagamento de advogados ou de qualquer outra pessoa para que o benefício seja liberado.

“Não é preciso pagar nada e nem ninguém. O benefício já é garantido aos pescadores. Infelizmente, algumas pessoas de má fé estão abordando os pescadores com o intuito de tirar proveito dos benefícios que eles têm para receber e estão dizendo que eles só irão receber os pagamentos se contratarem um advogado ou pagarem para entrar com uma ação na Justiça. Por isso, orientei os pescadores de que isso é crime e que essas pessoas precisam ser denunciadas para as autoridades policiais”, afirmou o deputado Dermilson Chagas.

O parlamentar também informou que se reuniu com o secretário adjunto da SAP/Mapa, Jairo Gund, sobre outras demandas dos pescadores, como agilizar a biometria para que o cadastramento não seja tão demorado, porque uma das reclamações frequentes dos pescadores é a demora na inserção do nome do pescador no sistema. O deputado Dermilson Chagas disse, ainda, que foram discutidas formas de se orientar os pescadores sobre as fraudes que vêm ocorrendo no pagamento de seus benefícios.

“Todos esses e outros assuntos foram discutidos nessas duas reuniões que tivemos em Brasília, na Secretaria da Pesca e no Ministério do Trabalho e Previdência, por isso elas foram muito proveitosas e vão render benefícios para os pescadores do Amazonas”, disse o deputado Dermilson Chagas, que estará, nesta semana, em Brasília para novos encontros nos ministérios.

Saúde, educação e segurança pública

Na ocasião do encontro com os pescadores do município, o deputado Dermilson Chagas recebeu diversas denúncias de que a cidade sofre com falta de estrutura de unidades hospitalares, escolas e, principalmente, de segurança pública. Diversos pescadores e pescadoras informaram ao parlamentar que suas casas têm sido alvos de roubos. Segundo as denúncias, a única delegacia do município não possui um delegado, sendo que essa função é exercida por um investigador. Além disso, vários homicídios estão sendo cometidos sem que haja investigação.

“A Segurança Pública em Fonte Boa está em situação crítica e o que nós observamos é que existe uma ausência de políticas públicas que possa mudar essa realidade, para que possa oferecer a essas pessoas uma expectativa de futuro, uma educação de qualidade, uma saúde a alcance de todos, o incentivo ao esporte para gerar saúde à população, a geração de empregos para tirar as pessoas, sobretudo os jovens, da situação de miséria e do caminho das drogas, porque essa parcela da população, principalmente as crianças e adolescentes, está mais suscetível a seguir o caminho das facções. E é exatamente por isso que precisamos de políticas públicas fortes e incisivas para reverter esse cenário desolador”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO: GUILHERME GIL E KELRIANE COSTA