NOTÍCIAS

Dermilson Chagas solicita que o vice-governador preste esclarecimentos na Aleam

Por Assessoria

13.mai.2021 14:57h
img
Foto: Márcio Gleyson

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) informou, nesta quinta-feira (13), na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que encaminhou, na última terça-feira (11), à Mesa Diretora da Casa, o requerimento nº 1942/2021, no qual convida o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (sem partido), a prestar esclarecimentos à Comissão de Saúde e Previdência sobre as denúncias que tem feito ao Governo do Estado, principalmente sobre as acusações que fez ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao governador Wilson Lima (PSC) para o jornal Folha de São Paulo.

“O vice-governador afirmou, entre outras acusações graves, que esta Casa precisa esclarecer devidamente, que o colapso de Manaus foi resultado da ‘política de contaminação’ de imunidade de rebanho defendida pelo presidente Bolsonaro e assumida pelo governador Wilson Lima”, relatou o deputado.

O parlamentar também lembrou que Carlos Almeida afirmou que a estratégia de Wilson Lima era demonstrar alinhamento ao Governo Federal, após se tornar alvo de investigações na Polícia Federal por suspeita de fraude na compra de respiradores. Desse modo, medidas de proteção mais restritivas perderam lugar para a noção de contaminação em massa, idealizando uma suposta imunização coletiva.

“Eu até entendo que esta Casa não quer investigar, não quer condenar o governador Wilson Lima por improbidade administrativa. Mas se calar mediante essas mortes durante a segunda onda da pandemia é um absurdo e não pode passar em branco. Gostaria que os membros desta Casa entendessem que esse pedido é só para trazer esclarecimentos e informações que o vice-governador tem para falar à sociedade”, comentou Dermilson Chagas.

‘Pessoas nocivas ao Estado’

O deputado Dermilson Chagas lembrou que as acusações que o vice-governador faz à gestão Wilson Lima já são antigas, pois, quando Carlos Almeida deixou o cargo de chefe da Casa Civil e, em seguida, se afastou da vice-governadoria, ele divulgou uma carta na qual afirmava que no Governo do Amazonas havia pessoas “nocivas ao Estado”.

“Nessa carta, o vice-governador foi muito contundente e essa carta é muito forte, falando das pessoas que estão no Governo e que são ‘nocivas ao Estado’. E, na Folha de São Paulo, ele fala muito claramente dos erros do Governo. Esta Casa tem obrigação de investigar e não pode deixar passar em branco esse depoimento do Carlos Almeida”, enfatizou o parlamentar.

Mortes na segunda onda

O deputado Dermilson Chagas lembrou aos deputados que a Aleam realizou a CPI da Saúde, mas nela não estavam inclusos os erros do Governo durante a segunda onda da pandemia, especialmente das mortes por falta de oxigênio, e que Carlos Almeida também falou sobre este assunto na sua entrevista à Folha de São Paulo.

“Carlos Almeida denunciou a falta de ação da gestão Wilson Lima diante da crise do desabastecimento de oxigênio na capital. Ele afirmou que a empresa White Martins avisou com antecedência sobre o ‘estouro’ no abastecimento de insumos para pacientes com Covid-19, e que, mesmo assim, o Governo do Amazonas demorou para acionar o Governo Federal e quando o fez o caos já estava instalado e o resultado disso é que 31 vidas foram infelizmente perdidas”, lamentou o parlamentar.

Dermilson Chagas disse, ainda, que o Congresso Nacional vem avançando na discussão da pandemia e na investigação em relação à omissão dos secretários de Saúde, dos governadores e do presidente da República, e esta Casa, até hoje, fez uma CPI da Saúde que não investigou a pandemia, somente o caso da compra dos respiradores. E o governador já está sendo denunciado como chefe de quadrilha pela Procuradoria-Geral da República e Ministério Público, então não podemos ter dúvidas sobre as investigações que a Polícia Federal fez e nem fechar os olhos para o que o vice-governador disse”.