NOTÍCIAS

Dermilson Chagas vota a favor de PL que autoriza empréstimo para a construção do Prosamim na Comunidade da Sharp

Por Assessoria

29.set.2021 16:54h
img
Foto: Evandro Seixas

Na manhã desta quarta-feira (29), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Dermilson Chagas (Podemos) deu voto favorável ao Projeto de Lei (PL) nº 401/2021, oriundo da Mensagem Governamental nº 93/2021, que autoriza o Governo do Amazonas a contrair empréstimo de US$ 80 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus e do Interior (Prosamin) na Comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, na Zona Leste de Manaus.

O parlamentar justificou o seu voto dizendo que as quase 10 mil famílias que habitam a Comunidade da Sharp estão há quase 40 anos clamando por uma solução do Governo do Amazonas para os constantes problemas vividos pelos moradores da área, dentre eles os alagamentos frequentes, que causam, entre outros prejuízos, a perda de imóveis, aparelhos eletrodomésticos, roupas, alimentos e documentos.

Dermilson Chagas destacou que o local também sofre riscos de desabamento devido às erosões em alguns trechos próximos ao igarapé que passa pela Comunidade da Sharp e ainda com constantes assaltos, roubos, estupros e tráfico de drogas, conforme é noticiado pela imprensa amazonense rotineiramente.

“A Comunidade da Sharp é uma das inúmeras ocupações que se estabeleceram nas áreas de igarapés por famílias em extrema situação de vulnerabilidade, portanto, é uma obrigação do Governo do Amazonas resgatar a cidadania dessas pessoas que estão, desde 1980, época em que surgiu a ocupação, à espera de uma resposta do poder público, em especial do Executivo estadual, porque elas vivem em áreas de risco”, destacou Dermilson Chagas.

Projeto iniciou em 2006

O deputado Dermilson Chagas lembrou que o Prosamin é um projeto que deu certo e que foi idealizado pelo então governador Eduardo Braga, em 2003, com o objetivo de resgatar a dignidade das famílias que ocupavam as áreas de risco, à beira de igarapés.

“E assim foi feito, mas, infelizmente, o Prosamin não foi levado para todas as áreas por conta de tempo de mandato. Hoje, o Governo do Amazonas manda Mensagem pedindo o empréstimo de 80 milhões de dólares para que seja feita essa complementação do Prosamin, que iniciou lá atrás, na gestão do Eduardo Braga. Votei favorável para que essas pessoas tenham dignidade, moradia e um lugar para chamar de seu, a sua sonhada casa”.

Monte Horebe

Durante a sua fala no Plenário Ruy Araújo da Aleam, o deputado Dermilson Chagas fez um resgate de uma promessa que o governador Wilson Lima (PSC) fez às 2.204 famílias que moravam no Monte Horebe, na Zona Norte de Manaus. Na ocasião, o Governo do Amazonas realizou a retirada das famílias do local prometendo que iriam alojá-los em unidades habitacionais do Estado e que haveria um programa especialmente direcionado para atender essas famílias que foram retiradas daquele local. Porém, até o momento, o problema continua sem solução.

“Em 2019, houve a invasão do Monte Horebe, e o governador Wilson Lima prometeu dar moradia para essas pessoas e, até hoje, não cumpriu essa promessa. Por mais que haja divergência de entendimento e problemas naquela área, muita gente precisa de moradia. Então, fica esse vazio do sistema habitacional ainda para complementar”, comentou Dermilson Chagas.