NOTÍCIAS

Desembargador Alcemir Figliuolo é homenageado com Medalha Ruy Araújo

Por Ed Blair

17.mar.2022 18:29h
img
Foto: Ney Xavier

Uma homenagem considerada justa e emocionante, marcou o início da tarde desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ocasião em que o desembargador aposentado Alcemir Pessoa Figliuolo recebeu a Medalha do Mérito Ruy Araújo, a principal honraria da Casa Legislativa para quem atua de maneira honrosa e se destaca no meio político, jurídico ou cultural, e demais segmentos da sociedade amazonense. O reconhecimento é de autoria do deputado Angelus Figueira (DC), coautoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB) e assinada por unanimidade pelos parlamentares. A solenidade foi presidida pelo deputado Adjuto Afonso (PDT).

Em virtude de um compromisso externo, o deputado Angelus Figueira não pôde comparecer à cerimônia, mas fez questão de gravar um vídeo em respeito ao homenageado.

“Hoje a Assembleia concede a Medalha Ruy Araújo a um amazonense que pautou sua vida de forma muito digna a servir. O desembargador Alcemir Pessoa Figliuolo, inicialmente em Manacapuru, onde constituiu família e, em todo o Amazonas, se firmou como exemplo para o Brasil. E é com muita honra que entregamos hoje a mais alta comenda do Legislativo”, disse o parlamentar.

Therezinha Ruiz também não poupou elogios ao magistrado, cuja atuação marcou e segue impactando gerações na área do direito e em toda a sociedade.

“É com muita alegria, honra e lembrando muito da minha juventude que eu falo que achei merecida esta homenagem. Hoje, passou um filme de quando muitas vezes minha mãe falou muito bem e contou casos históricos da passagem do desembargador Figliuolo pelo Tribunal de Justiça. Ela, que teve a oportunidade de trabalhar com ele que tanto fez pelo Amazonas”, externou a deputada.

Presente ao evento, o deputado estadual Wilker Barreto falou em nome da Casa Legislativa e comentou sobre a vida e obra do homenageado. “Não tem melhor homenagem do que esta que está acontecendo agora, em vida, para que a emoção possa aflorar”, reconheceu.

“Uma justa e unânime homenagem”, concluiu o deputado Adjuto Afonso que, assim como o desembargador Figliuolo também foi bancário antes de enveredarem, respectivamente, pela vida política e pelo direito.

Quebra de protocolo

Após narrar um resumo da trajetória do desembargador Figliuolo, desde a chegada de seus pais imigrantes italianos que vieram para a Amazônia, passando pela constituição de sua família junto a esposa Graça e contribuição jurídica no Amazonas, o representante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, pediu venia (permissão) para “quebrar o protocolo” e saudar o homenageado com palavras embargadas pela emoção.

“Desembargador Alcemir, de suas mãos recebi o amor da minha vida, Giovanna (in memorian), que caminhou comigo por quase 39 anos, sendo 5 de namoro e 34 de casados, e que me deu o maior tesouro: meus filhos e netos. Saiba que com ela e por ela, seguirei com minha missão de honrar seu nome e sua família por todos os dias da minha vida. Finalizo enaltecendo o amor e a esperança, nervo motor de toda a trajetória do agraciado seja pelo Direito, seja pela família, sentimentos tão escassos nos dias atuais, em que assistimos, atônitos, a mais uma guerra, a mais uma demonstração de intolerância e violência com o próximo”, evidenciou o genro de Figliuolo ao destacar também duas virtudes do homenageado: a serenidade e a humildade.

Contribuição, fé e gratidão

Formado em direito na “Velha Jaqueira” como é conhecida a antiga Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alcemir Pessoa Figliuolo contribuiu com o Amazonas por meio de diversos ofícios na área “como escrivão, promotor de justiça, professor, juiz, presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (AMAZON), desembargador, governador em exercício e também como escritor, pai, esposo, avô e cidadão de bem”, reconheceu Figueira.

Alcemir Pessoa Figliuolo é natural de Manaus, foi presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas e várias vezes assumiu a governança do Estado.

“Sinto-me extremamente honrado por esta ocasião em minha vida e confesso, com os olhos marcados de lágrimas e de alegria, quando recebo a Medalha Ruy Araújo, comenda sublime desta casa, concedida por iniciativa do deputado Angelus Figueira e coautoria da deputada Therezinha Ruiz, em reconhecimento aos serviços que prestei ao judiciário amazonense, por mais de 40 anos. Caro deputado Angelus Figueira, acolha meu abraço afetuoso, agradecendo sua generosidade para com este homem aplicador das leis. A minha indicação para este prêmio, encaminhada pelo representante de Manacapuru, faz-me recordar da nossa “Princesa do Solimões”, onde tive a felicidade de constituir minha família, que ora me cerca. Desejo, pois, dedicar essa homenagem aos meus familiares.., minha querida esposa e amiga Maria das Graças Maddy Figliuolo, pessoa abençoada com quem convivo há mais de cinco décadas…, as minhas queridas filha Giovanna (in memoriam) e Alessandra. Giovanna será eternamente lembrada. Partiu cedo para a Missão Celestial. Tenho certeza que ela está ao lado do Pai. Aos queridos e amados netos: Lafayette Neto, Andrezza Maria, Alcemir Neto, Joanna Angélica e aos meus bisnetos Aymeé, Sophia, Lafayette Bisneto, João e Alcemir Bisneto, nossos amores. Meus agradecimentos ao meu querido genro Lafayette Júnior, por suas palavras de carinho que me emocionaram e tocaram meu coração e minha alma. Neste momento volto meus pensamentos a Deus, agradecendo por sua proteção. A Ele devo minha vida, a de minha família e o correto direcionamento ao longo desses anos, pois fui seu instrumento e obediente em seus propósitos. ‘Em tudo daí graças: porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco’, escreveu Paulo Apóstolo”. A todos, o meu efusivo agradecimento!”, disse o desembargador evidenciando que a conquista da honraria recebida é resultado de um trabalho coletivo, reconhecendo que muitas pessoas contribuíram para sua trajetória, especialmente Deus.

Presença

A Sessão Especial ocorreu de forma híbrida, contou com a presença de familiares, amigos e autoridades como o presidente da Academia Jurídica e Letras do Amazonas, advogado e escritor, Júlio Antônio Lopes; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (AMAZON), Luís Márcio Nascimento Albuquerque; e representante do governador Wilson Lima, o controlador-geral do Estado, Otávio de Souza Gomes, ambos também compondo a mesa.