NOTÍCIAS

Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira é lembrado em Sessão Especial na Assembleia Legislativa

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

26.out.2021 15:01h
img
Foto: Chamel Flores

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta terça-feira (26), Sessão Especial em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorado todo dia 23 de outubro. Solicitada pelo deputado João Luís (Republicanos), a solenidade foi presidida pelo deputado Serafim Corrêa (PSB) e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Representando a Aleam, o deputado Tony Medeiros (PSD) falou sobre a história da FAB e lembrou o pioneirismo de Alberto Santos Dummont, que, em 23 de outubro de 1906, levantou voo a bordo da aeronave 14-BIS pela primeira vez na história. Ao mesmo tempo, fez um apanhado das atribuições da Força Aérea no Amazonas, no desenvolvimento regional ao transportar medicamentos; pessoas; urnas eleitorais e citou ainda que em janeiro, deste ano, transportou centenas de insumos médicos durante a crise de oxigênio, no Estado.

O comandante do VII Comando Aéreo Amazônico (Comar), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão agradeceu à Aleam e, em nome da tropa, disse estar honrado com a homenagem. Ao falar sobre as atribuições da FAB na Amazônia, o Brigadeiro Magarão informou que a instituição transporta urnas; provas do Enem, além de passageiros, e, na recente crise de janeiro, mais de 100 tripulantes trabalharam diuturnamente no transporte de insumos médicos, como oxigênio líquido e gasoso, além de hospitais de campanha, trabalhadores da área de saúde, e, claro, vacinas.

“Foi uma operação que demandou esforço de 24 horas por dia, sete dias por semana com um número grande de tripulantes, que pernoitavam na Base Aérea de Manaus todos os dias para poder cumprir essa missão. Foi uma missão impactante e gratificante ao mesmo tempo porque pudemos ajudar a sociedade amazonense naquele período de crise aguda”, disse.

 

 

Dia do Aviador

 A data celebra os profissionais que pilotam aviões, sejam comerciais, transporte ou privados. Homenageia as pessoas que, assim como Santos Dumont, o “pai da aviação”, se arriscam nos céus e levam os passageiros aos seus destinos em uma das invenções mais maravilhosas do século XX.