NOTÍCIAS

  Dia Internacional da Enfermagem é lembrado na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta terça-feira (17)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

17.mai.2022 14:50h
img
Foto: Danilo Mello

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta terça-feira (17), Sessão Especial, de autoria do deputado Sinésio Campos (PT), em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio.  “Nesse período que passamos pela pandemia, ninguém se expôs mais do que os enfermeiros e enfermeiras, se tivemos muitas mortes no Amazonas, pior seria sem esses profissionais”, enfatizou o autor da propositura.

O deputado Delegado Péricles (PL), co-autor da proposta, lembrou a importância da categoria durante o período pandêmico e citou seu trabalho à frente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde.  “O momento que ficou marcado no meu mandato, foi quando a CPI da Saúde constatou diversas irregularidades existentes na saúde do nosso estado há muito anos, e que por isso temos problemas que enfrentamos até hoje. Continuarei lutando com vontade e dedicação para que melhore a saúde, principalmente por pessoas da enfermagem, que se doam no trabalho”, afirmou Péricles.

Falando em nome da categoria, a enfermeira Francineide de Morais, presidente do Sindicato dos Auxiliares Técnicos de Enfermagem (SATEAM), afirmou estar honrada e pediu um minuto de silêncio pelos profissionais que faleceram no combate a Covid-19. “Nós (técnicos de enfermagem) temos uma batalha árdua, sob o comando da equipe de enfermeiros que nos guia diariamente nos hospitais”, afirmou.

Diversos diplomas de Honra ao Mérito foram distribuídos, por Sinésio Campos e Delegado Péricles, aos profissionais da Enfermagem que se destacam na profissão.

A sessão contou com a participação de dezenas de profissionais da Enfermagem, além de autoridades, entre elas o diretor da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Esron Carvalho Rocha; diretor do Hospital da Aeronáutica de Manaus,  tenente-coronel Rodolfo Siqueira; diretor-presidente da Fundação do Centro de Controle de Oncologia (FCecon),  Gerson Mourão e a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam), Socorro Sampaio.