NOTÍCIAS

Dia Mundial do Rim é lembrado na Assembleia Legislativa do Amazonas em Cessão de Tempo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

10.mar.2022 10:34h
img
Foto: Danilo Mello

A Sessão Ordinária, desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve como destaque a Cessão de Tempo em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado toda segunda quinta-feira do mês de março, cujo objetivo é aumentar a conscientização sobre as doenças renais e para a necessidade de atendimento de qualidade aos pacientes crônicos.

De autoria do deputado Sinésio Campos (PT), a Assembleia Legislativa concedeu Cessão de Tempo para que os médicos Manoel Neves Júnior, nefrologista do Hospital Adriano Jorge, o diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, além de Isabela Tayah, psicóloga do Hospital Check Up, subissem à tribuna para falar sobre o Dia Mundial do Rim e sobre os cuidados que devemos ter com o importante órgão do corpo humano.

Manoel Neves Júnior afirmou que este ano o foco da campanha é pelo entendimento da população sobre a doença renal e sobre sua prevenção. “Os fatores de risco mais prevalentes, respondendo por mais de 60% dos casos no Brasil, são a hipertensão e o diabetes. Somente ano passado, quase 45 mil pessoas passaram a realizar diálise no nosso país. É preciso estar sempre atento ao colesterol, glicose, creatinina e a urina, além de verificar sua função renal se houver casos na família”, alertou.

Arnoldo Andrade alertou para os problemas decorrentes da hipertensão, infecção urinária de repetição e diabetes entre os servidores e servidoras da Aleam. “Esses são os grandes preceitos que levam à insuficiência renal crônica. No Brasil, para cada 10 pessoas, uma vai precisar de hemodiálise. É nesse intuito de trabalhar com a prevenção que viemos aqui hoje”, afirmou.