NOTÍCIAS

Diretor-presidente da FAAR recebe Medalha Ruy Araújo e homenagem ao Projeto RespirAR

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.jun.2022 14:29h
img
Foto: Hudson Fonseca

Na manhã desta terça-feira (28), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou o Projeto RespirAR e também o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), Jorge Elias Costa Oliveira, que recebeu a Medalha Ruy Araújo.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) através do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 49/ 2022, que dedicou a medalha ao homenageado, junto com o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), que presidiu a Sessão.

Na ocasião, também foram entregues 23 Certificados de Homenagem aos integrantes do projeto RespirAR pela contribuição significativa na reabilitação pós-Covid-19 em prol da população amazonense, além de apresentado um vídeo institucional sobre a evolução das pessoas atendidas graças ao trabalho desenvolvido pelo projeto.

Em discurso, o deputado João Luiz, falou do poder de transformação do esporte e destacou a união do esporte e da educação. “Falar do presidente da FAAR, Jorge Elias, é falar de resultados positivos do esporte, que ultrapassa barreiras, atravessa dificuldades econômicas, muitas vezes, se espalha por toda cidade, levando esperança para as crianças, principalmente. Todos aprovaram de forma unânime essa proposta e esse trabalho desportivo desenvolvido em Manaus e no interior tem impactado muitas pessoas. Ouvimos relatos de crianças que passavam o dia com smartphone na mão e hoje querem dormir e acordar com o uniforme. Em Presidente Figueiredo (distante 107 km de Manaus em linha reta), tivemos a inauguração de um estádio que era esperado pela população há mais de 40 anos e neste mesmo município teremos em breve a construção de uma bela Vila Olímpica. Este investimento no esporte é de suma importância porque quando colocamos uma bola na mão de uma criança, estamos impedindo uma criança de segurar uma arma e fazendo com que estas crianças sonhem em estar em competições, como as Olímpiadas”, afirmou.

Sobre o RespiraAR, o deputado salientou que, com o projeto, o Amazonas contribuiu com o mundo no pós-Covid. “Quando a equipe da Organização Mundial de Saúde (OMS) esteve aqui, eles saíram entusiasmados com os números do projeto. É o Amazonas colaborando não só com o Brasil, mas com o mundo, tudo isso a um custo baixo”, destacou.

No pronunciamento, Jorge Elias relembrou o início do projeto RespirAR e dedicou o reconhecimento aos profissionais que trabalham nele. “Viemos de uma pandemia que ninguém esperava e meu primeiro ato como diretor foi contratar três fisioterapeutas para botar um projeto de reabilitação para funcionar. Este projeto já atendeu mais de 115 mil pessoas e agradeço a estes profissionais que atuam no dia a dia, fazendo este projeto acontecer. Esta homenagem quero dedicar a todos os profissionais que atuam no RespirAR e também ao deputado João Luiz, que dedicou emendas ao esporte, emendas estas que poderiam ser aplicadas em várias outras áreas, mas tiveram um olhar sensível do deputado”, declarou.

 

Jorge Elias e o Projeto RespirAR

Jorge Elias atualmente é diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento. Desde o início da pandemia vem concentrando esforços através do Projeto RespirAR, desempenhado pela FAAR, com manejo pós-Covid, na recuperação física, mental e de bem-estar das pessoas acometidas pela doença. O Projeto RespirAR foi iniciado na Vila Olímpica de Manaus e conta hoje com um total de 10 núcleos de atendimentos espalhados pela capital, em dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), três Policlínicas, quatro Centros de Convivência e na Vila Olímpica, já tendo realizado mais de 90 mil atendimentos desde sua ampliação.

Para a recuperação cardiopulmonar e física dos pacientes, o projeto tem a colaboração de 70 fisioterapeutas, 25 profissionais de educação física, 53 estagiários, 12 gestores, seis auxiliares administrativos e oito técnicos de enfermagem. Sob a direção do homenageado ações estratégicas foram instituídas com o objetivo de mitigar os efeitos da Covid-19, fortalecendo o quadro de profissionais de saúde, ampliando a cobertura na assistência aos pacientes, bem como reduzindo o tempo de espera nos atendimentos de usuários do SUS em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.