NOTÍCIAS

Diretoria de Assistência Social divulga ações previstas para o 2º semestre de 2023

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.jul.2023 12:49h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Diretoria de Assistência Social (DAS) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) divulgou o planejamento de atividades para o segundo semestre de 2023, buscando atender as demandas dos servidores ativos e aposentados da Casa.

No mês de agosto, nos dias 24 e 25, está prevista a realização do Bazar das Empreendedoras, que acontecerá no estacionamento da Aleam e reunirá entre 50 e 60 expositoras comercializando produtos como artesanatos, biojoias, confecção, costura criativa, perfumaria, papelaria, acessórios e produtos de beleza, além de ter um espaço gourmet.

“O Bazar tem como objetivo estimular o empreendedorismo, proporcionando uma renda extra aos servidores e dependentes”, explicou a diretora de Assistência Social, Karla Estald.

Em setembro, no dia 18, iniciarão cursos e oficinas livres, destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos de idade, visando estimular a interação sociocultural e a promoção da saúde. Esses cursos serão oferecidos em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

Com um olhar diferenciado para os idosos da Casa Legislativa, no mês de outubro será realizada uma programação especial para este público, já que no dia 1º é celebrado o Dia Nacional da Terceira Idade.

Dentro da Semana do Idoso, no dia 6, acontecerá um baile na área de convivência da Escola do Legislativo Senador José Lindoso. “O baile tem uma função social, de acolhimento e fortalecimento de vínculos com estes servidores”, apontou a diretora.

Seguindo a programação, Karla Stald destaca que a saúde dos servidores e dependentes também recebe atenção, e nos meses de outubro e novembro, em parceria com a Diretoria de Saúde da Aleam, serão promovidas as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com a realização de exames e consultas ambulatoriais para prevenção do câncer de mama e próstata, respectivamente.

Em novembro, no dia 21, terá mais uma edição da campanha Doador Legal, realizada entre os servidores da Casa e voltada para incentivar a doação de sangue. A ação estará alinhada com o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorada em 25 de novembro, e, segundo explicou a diretora de Assistência Social, há também a preocupação de reforçar os estoques de sangue do Hemoam devido à proximidade das festas de fim de ano.

Finalizando o ano, a terceira edição do Bazar de Natal reunirá expositores para comercializarem seus produtos, contribuindo para a geração de renda para dezenas de empreendedores.

“Nosso objetivo, através das atividades desenvolvidas pela diretoria, é fazer o servidor se sentir mais acolhido e envolvido com a instituição”, finalizou Karla Stald.

Abaixo a programação completa de atividades

Agosto

11.08 – Homenagem ao Dia dos Pais – Hall do Auditório Belarmino Lins
24 e 25.08 – Bazar das Empreendedoras – Estacionamento

Setembro
18.09 – Início dos cursos e oficinas livres, em parceria com FUNATI. – Escola do Legislativo
25.09 – Início do censo Previdenciário – Escola do Legislativo
29.09 – Projeto Vivendo bem a idade que se tem – Centro de convivência da Escola do Legislativo

Outubro
05.10 – Ação de Cidadania (Justiça Itinerante, SEJUSC, IMMU, CRAS, SEMSA, Projeto Respirar) – Escola do Legislativo
06.10 – Baile “Éramos Todos Jovens”
16.10 – Outubro Rosa – Parceria com a Diretoria de Saúde – Aleam
31.10 – Programação do Lixo Zero (Lei 5.414/2021)

Novembro
13.11 – Novembro Azul, parceria com a Diretoria de Saúde – Aleam
21.11 – Doador Legal (Vampirão) – Aleam
24.11 – Sessão Especial em Homenagem ao Doador de Sangue – Plenário Ruy Araújo
29 e 30 /11 – Bazar de Natal Aleam – Aleam

Dezembro
01/12 – Bazar de Natal
12/12 – Projeto Vivendo bem a idade que se tem