NOTÍCIAS

Diretoria de Saúde da Aleam realizou mais de cinco mil atendimentos em 2022 e prepara novo Programa para 2023

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

19.dez.2022 13:09h
img
Foto: Alberto César Araújo

Ao longo do ano de 2022, a Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou 5.758 atendimentos a servidores, dependentes e aposentados da Casa. A Diretoria, que tem como responsabilidade cuidar da saúde dos servidores do Poder Legislativo, começou o ano ainda com preocupação em relação à pandemia de Covid-19, mas conseguiu retomar com segurança os Programas e Campanhas anuais.

Segundo o diretor Dr. Arnoldo Andrade, a agressividade menor da pandemia permitiu a retomada, porém ressalta que a Aleam se preparou para o enfrentamento da doença com apoio da gestão do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB). “Com a abertura de vários órgãos, a retomada de reuniões e a campanha eleitoral, o índice de infecções voltou a crescer, entretanto com a cepa menos agressiva, o perigo da doença diminuiu”, explicou.

Ficaram disponíveis mais de três mil testes para que os servidores da Aleam pudessem ser examinados de imediato e se isolarem no caso de resultado positivo. O ambulatório da Diretoria atendeu as pessoas de pronto e conseguiu encaminhar os casos mais graves. Para 2023, além da continuidade dos Programas da Casa, o diretor destacou que a diretoria  planeja um novo focado na saúde mental, intitulado Mente Livre, além da vinda de mais médicos especialistas para atender os servidores e também a preparação de uma sala para exames de imagens, com raio-x e tomografia, para atendimento no próprio lugar de trabalho.

O novo Programa será realizado por uma equipe de médicos e psicólogos. “Hoje, o desafio do século é tratar das pessoas que, devido à pandemia ou questões da própria história de vida, têm problemas de doenças que acometem a cabeça das pessoas. O carro-chefe é a depressão e o stress e precisamos ajudar as pessoas a entenderem o que está acontecendo com elas, quais ferramentas elas podem desenvolver para viver melhor consigo mesmas. O nosso desafio é hoje, precisamos ajudar nossos servidores”, explicou.

 

Retomada

Ao fazer um balanço das ações realizadas em 2022, o diretor de Saúde destacou também a volta da Campanha de Prevenção à DST/Aids, realizada em junho. A ação foi realizada no Hall Miranda Leão, na sede da Aleam, e distribuiu preservativos e folders informativos para os servidores e visitantes que chegavam ou saíam da Casa.

Para Arnoldo Andrade, a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis deve ser objeto de iniciativas de conscientização constantes. “Essas doenças são muito comuns no período das festas populares”, destacou.

Também houve o retorno do Outubro Rosa e do Novembro Azul. “Tivemos condições de reavaliar as servidoras, realizando exames, testes e consultas com especialistas, para realizar a prevenção de doenças futuras ou o tratamento de doenças no início. O mesmo aconteceu no Novembro Azul, em que conseguimos atender os servidores interessados em avaliar e prevenir alterações  na próstata”, recordou.

Ao todo, no Outubro Rosa, foram ofertados 70 pacotes de exames preventivos e consultas para as servidoras e no Novembro Azul foram ofertados 80 pacotes para os servidores. A Assembleia Legislativa promove ambas as campanhas para os seus servidores há mais de 10 anos.