NOTÍCIAS

Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa divulga calendário do segundo semestre

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

20.jul.2022 13:16h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Diretoria de Saúde, divulgou as ações que serão realizadas no segundo semestre deste ano. Logo após o recesso parlamentar, no mês de agosto, o Dia da Nutricionista abrirá a programação voltada à forma como os servidores e dependentes se alimentam e a melhor maneira de conseguir bons resultados com a alimentação.

Em setembro, os cuidados e prevenção contra o suicídio terão sua vez na campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio, chamando atenção às doenças emocionais. No mês seguinte será a vez do “Outubro Rosa”, quando são realizadas campanhas de prevenção e combate ao câncer de mama. As servidoras e dependentes poderão realizar exames numa clínica particular e de posse dos resultados, terão consulta com a ginecologista para avaliar resultados

Em novembro, a Aleam realiza o “Novembro Azul” conscientizando os homens a respeito da realização de exames câncer de próstata. Os servidores e dependentes homens farão os exames de praxe e depois consultas com o médico especialista, além de participar de palestras sobre o câncer de próstata.

Por fim, a campanha “Dezembro vermelho” acontece para chamar atenção ao risco da infecção pelo vírus HIV e a melhor forma de evitá-la. A Assembleia Legislativa realizará palestras, distribuição de preservativos e aplicação de testes rápidos de detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) e HIV/Aids.

De acordo com a médica Carmem Nasser, gerente da área médica da Diretoria de Saúde da Aleam, as próximas ações visam dar continuidade ao trabalho realizado pelo setor ao longo dos anos, conscientizando e prevenindo o aparecimento de doenças nos colaboradores da Assembleia Legislativa.

“No Dia da Nutricionista, comemorado todo 31 de agosto, realizaremos um seminário para informar as pessoas sobre as melhores práticas em nutrição. Em setembro teremos mais um ano da Campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, chamando atenção para as doenças emocionais”, informou.

 

Balanço

No primeiro semestre, diversas ações de saúde foram realizadas na Casa Legislativa, como a campanha “Doador Legal”, que trouxe à sede da Aleam o “Vampirão”, unidade móvel de coleta de sangue, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), quando quase 300 bolsas de plasma foram doadas por servidores e dependentes.

Outra ação foi a vacinação dos servidores contra a Covid-19 e gripe Influenza H1N1, além de exames preventivos aplicados em servidores, terceirizados e familiares. Foram disponibilizados imunizantes para tríplice viral e H1N1, em parceria com a Unidade de Saúde da Família São Francisco.

Em março, o Dia Mundial do Rim foi lembrado com a palestra “A prevenção das doenças renais”, ministrada pelo médico nefrologista Manoel Ribeiro das Neves Júnior, que falou sobre medidas básicas de cuidados como cuidados da hipertensão, diabetes, controle de peso, alimentação balanceada e prática de atividades físicas.