NOTÍCIAS

Diretoria de Saúde realizou campanhas e priorizou atenção aos servidores da Casa

Por Assessoria de Comunicação

27.dez.2021 9:57h
img
Foto: Divulgação Dicom

No início da pandemia, em março de 2020, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) suspendeu os trabalhos presenciais mantendo as atividades administrativas em modo home office e transmitindo Sessões Plenárias virtuais e, posteriormente, no modelo híbrido, alinhando as mudanças em sintonia com a Diretoria de Saúde da Aleam, que foi fundamental no resguardo da saúde dos servidores.

Já no começo de 2021, no auge da segunda onda de Covid-19, a Diretoria de Saúde priorizou os servidores da Assembleia para atendimento ambulatorial e testagem rápida para quem apresentasse sintomas, aconselhando os assintomáticos que evitassem a ida ao Centro Médico.

Mesmo de forma virtual, a Diretoria de Saúde reforçou a importância dos cuidados da saúde às mulheres no mês de março,  por meio de uma live, nas redes sociais da Assembleia sobre doenças ginecológicas com a médica ginecologista Maria Eugênia Lins, como parte da campanha Março Lilás  para prevenção ao Câncer de Colo de Útero.

No mês seguinte, em uma ação conjunta com a Escola do Legislativo Senador José Lindoso e com a Diretoria de Serviço Social, promoveu a I Semana da Saúde do Parlamento Estadual, no auditório Cônego Azevedo, com duração de três dias, contando com cinco palestras, transmitidas pelas redes sociais da Aleam sobre o uso da voz e também de prevenção e combate à hipertensão arterial.

 

Elaboração de protocolos

Em julho, diante da intenção de retomada do trabalho presencial, a diretoria elaborou um protocolo de biossegurança que forneceu todas as orientações e normas necessárias à segurança dos parlamentares, assessores e demais servidores, como distanciamento entre pessoas, uso de máscaras, higiene pessoal e dos ambientes, além da compra de 4.500 Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), como luvas, máscaras e batas.

Também foram instalados termômetros nas entradas para aferir a temperatura de servidores e visitantes, além da restrição do limite de pessoas quanto ao uso dos elevadores.

Em setembro, aproveitando a campanha de imunização de gripe, o Centro Médico realizou uma Ação Saúde, disponibilizando vacinação do imunizante da H1N1(Influenza) para servidores, dependentes e visitantes da Casa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição da pressão arterial e glicemia.

 

Campanhas

Ao mesmo tempo em que se manteve no combate à pandemia entre os servidores, dependentes e terceirizados, a Diretoria de Saúde manteve a atenção às campanhas de saúde como Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

Em outubro, por conta do combate ao Câncer de Mama e de Colo de útero (temas da Campanha Outubro Rosa) foram ofertados 25 pacotes de Ultrassom de Mama, Ultrassom Transvaginal, Ultrassom de Tireoide, exame preventivo e consulta em parceria com a Clínica Uroclin para servidoras e dependentes de servidores.

No Novembro Azul, mês de combate do câncer de próstata, foram 45 pacotes de Ultrassom da Próstata, tomografia de Abdômen total, exame PSA Total e Testosterona Total, além de consulta para servidores e dependentes de servidores da Casa. Inclusive a diferença entre o quantitativo de pacotes chamou a atenção do diretor de Saúde, Arnoldo Andrade, que na época destacou que, pela primeira vez, a procura dos homens superou a das mulheres, prova de que o público masculino está mais atento à prevenção.

Encerrando as ações do ano, a Diretoria de Saúde da Aleam distribuiu, no hall de entrada do prédio principal, preservativos no Dia Mundial de Combate à AIDS, em 1º de dezembro, aos servidores da Casa. Também foram distribuídos lacinhos vermelhos simbolizando a adesão à campanha do Dezembro Vermelho de combate à AIDS. A ideia é sempre reforçar a importância da prevenção aos servidores, dada à festividade da época.

 

 

Diretoria de Comunicação da Aleam