NOTÍCIAS

Dr. George Lins sela parceria com Corpo de Bombeiros para ações de combate ao câncer de próstata na corporação

Por Assessoria de Comunicação

12.jul.2023 14:10h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em comemoração aos 147 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), comemorado na última terça-feira (11/07), o deputado estadual Dr. George Lima (UB) selou uma parceria com a instituição para realizar ações de combate ao câncer de próstata nos militares da corporação.

Por meio do projeto-piloto Segurança Azul, o Corpo de Bombeiros vai realizar, ao longo de cinco meses, uma busca ativa do câncer de próstata em militares da ativa na corporação (que sejam do sexo masculino e estejam com 40 anos idade ou mais).

“Como médico urologista, sei da importância deste tipo de ação para que possamos rastrear e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Portanto, parabenizo o Corpo de Bombeiros e me coloco à disposição para contribuir com a saúde dos nossos militares. Fiquei muito feliz com o convite para ser padrinho desta ação”, disse o deputado.

As tropas militares do Amazonas são compostas predominantemente por pessoas do sexo masculino e acima dos 40 anos. No caso do Corpo de Bombeiros, o efetivo masculino representa 70,8%, destes, 76,4% estão acima de 40 anos.

Câncer de próstata – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 72 mil casos novos de câncer de próstata no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. No Amazonas, são 570 novos casos para o ano de 2023.

Segundo o deputado, com o rastreio e detecção precoce da doença, o câncer de próstata tem cura estimada em mais de 90% quando diagnosticado em fase inicial. “Trabalharemos em parceria para realizar ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e sua possibilidade de cura, evitando assim longos afastamentos de militares, reforma precoce e, principalmente, a mortalidade”.

 

Fotos: Ericky Santos

Informações para a imprensa: Lucyleny Rocha (99396-1032) e Juscelino Taketomi (99223-6343)