NOTÍCIAS

Dra. Mayara convoca amazonenses para imunização contra Covid-19

Por Assessoria de Comunicação

30.jun.2022 15:29h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Diante do aumento no número de casos de Covid-19, a Presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), convocou a população nesta quinta-feira(30) para se vacinar contra a Covid-19.

Segundo alertas emitidos nas últimas horas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), houve um aumento significativo na média diária de casos de Covid-19 em todo o estado.

Em Manaus, o número de pessoas infectadas passou de 18 para 103, por dia, e no interior, de 8 para 20.  Para evitar a propagação do vírus, além da disponibilização das doses da vacina, as testagens continuam sendo realizadas em toda a rede de assistência à saúde.

De acordo com a parlamentar, é necessário a retomada da rotina e principalmente das atividades econômicas, porém, com as doses da vacina em dia.

“Embora estejamos tentando voltar às atividades normais como trabalho, estudos e mesmo o lazer, não podemos deixar de tomar as doses da vacina contra Covid-19. É preocupante saber que os números de casos estão aumentando tanto na capital, quanto no interior. Hoje, o que temos de mais eficaz contra o coronavírus é a vacina, com a observância correta das doses de reforço. A população precisa estar com a vacina em dia”, enfatizou Dra. Mayara.

O alerta também reforça a necessidade da continuidade de ações preventivas como higienização de mãos, uso de máscaras de proteção, assim como a limpeza e desinfecção de ambientes. Casos confirmados devem cumprir isolamento domiciliar.

Medidas preventivas como: higienização das mãos e objetos, uso de máscaras de proteção, principalmente entre idosos com 70 anos ou mais, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos ou com sintomas gripais, além da limpeza e desinfecção diária de ambientes, continuam sendo recomendadas.

 

 

4ª dose da vacina para jovens com 18 anos ou mais já está liberada

Entre o público jovem, com 18 anos ou mais, apto para receber a segunda dose da vacina, foram confirmados até a última segunda-feira (27), 123 casos de Covid-19 no Amazonas.

Para combater essa rápida disseminação, as prefeituras, por meio das secretarias municipais de saúde, estão realizando campanhas de vacinação para aplicação da segunda dose de reforço nesta parcela da população.

A 4ª dose de reforço pode ser aplicada com Pfizer, Astrazeneca, Coronavac ou Janssen no esquema primário, dependendo do imunizante utilizado no esquema vacinal de cada pessoa.

Gestantes ou puérperas com 18 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, também estão aptas a receberem um 2º reforço com a vacina Pfizer ou, na indisponibilidade da Pfizer, é possível ser usado o imunizantes Coronavac.

Para receber a vacina basta comparecer ao posto de vacinação mais próximo, portando documento oficial com foto, cartão SUS, CPF e a carteira de vacinação.

 

 

 

 

Skip to content