NOTÍCIAS

Dra. Mayara dedica Medalha do Mérito Educacional ao diretor da Faculdade de Medicina da Ufam

Por Assessoria de Comunicação

18.out.2022 16:42h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), indicou para receber a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professor Ignês de Vasconcellos Dias, o professor Dr. Edson de Oliveira Andrade. O evento para entrega da medalha e homenagens aconteceu nesta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Para a deputada, a medalha é um reconhecimento aos professores por sua contribuição na sociedade enquanto educadores e orientadores das futuras profissões. O indicado, Dr. Edson Andrade, foi professor da parlamentar na Faculdade de Medicina.

“O professor e doutor Edson Andrade é um grande nome da medicina amazonense e possui diversas contribuições para o nosso estado, como a criação da Residência Médica em Anestesiologia, Radiologia, Mastologia, entre outras, enquanto presidente do FCecon. Também contribuiu para a instalação do ciclo clínico do Curso de Medicina da UEA e do Curso de Medicina da ISB-Coari. Também foi meu mestre quando cursei Medicina sendo fundamental na minha formação. Fico feliz em poder conceder esta honraria mais que merecida ao Dr. Edson”, afirmou.

Para a solenidade, cada parlamentar indica um profissional da educação, assim como o Fórum de Educação do Amazonas, a Mesa Diretora e a Comissão de Educação da Casa também fazem indicações.

A Medalha do Mérito Educacional foi instituída na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), através da Resolução Legislativa nº 459/2009, com o objetivo de reconhecer o trabalho dos educadores e homenageá-los pelas contribuições dadas para melhoria da qualidade do ensino no Amazonas, tanto na rede pública como na rede privada do estado.

De acordo com o Dr. Edson, receber a homenagem possui um grande significado, pois chegou a conhecer a professora Ignês de Vasconcellos Dias, uma personalidade amazonense muito especial no meio educacional.

“Receber uma homenagem que tem o nome dela, torna as coisas muito muito mais significativas. E penso que todos que estão aqui gostam do que fazem. Ser professor é quase como um destino para essas pessoas. O nosso destino não estaria completo se nós não fôssemos professores. Então assim ver isto é um reconhecimento que vai além de quem está aqui, vai para todos os nossos professores, para todos aqueles que de inspiram”, disse.

São considerados profissionais da educação, professores com nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental, médio e superior, portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, com nível de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas, assim como trabalhadores portadores de diploma de curso técnico ou superiores em área pedagógica ou afim.

 

Dr. Edson de Oliveira Andrade, o homenageado

Amazonense, natural de Manaus, Dr. Edson é graduado em Medicina, Direito e Administração pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui mestrado e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Médico especialista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas de 1985 a 2021, atuando como Diretor Presidente no período de 2010 a 2015 quando foram criadas as Residências Médicas em Anestesiologia; Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Mastologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Andrade também contribuiu com a instalação do ciclo clínico do Curso de Medicina da UEA e do Curso de Medicina da ISB-Coari.

Especialista em Pesquisa Clínica pela Harvard University, Dr. Edson é o atual diretor e professor da Faculdade de Medicina da UFAM, professor na Universidade Nilton Lins e professor orientador do Mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFAM.

Além da nova medalha, Dr. Edson de Oliveira Andrade já recebeu outras honrarias. Entre elas estão: Medalha do Mérito Oswaldo Cruz da República Federativa do Brasil, Medalha Ruy Araújo da ALEAM, Medalha do Mérito do Estado do Amazonas, do Governo do Amazonas e Medalha de Ouro Cidade de Manaus, da Câmara Municipal de Manaus.