NOTÍCIAS

Dra. Mayara destaca luta pelas pessoas com TEA no Dia Mundial de Conscientização  do Autismo

Por Assessoria de Comunicação

01.abr.2022 16:52h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em 2 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem como objetivo principal, chamar a atenção da sociedade para a discussão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Para a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro, o momento é importante e fundamental para quebrar barreiras e preconceitos. As famílias precisam de apoio e a sociedade precisa ter conhecimento do assunto.

“Não é fácil para uma família encarar os desafios diários quando se tem alguém que sofre com o Transtorno do Espectro Autista(TEA). Vejo esta data como uma oportunidade de quebrar barreiras e falar claramente sobre isso. Infelizmente, muitos ainda sofrem por causa do preconceito e desinformação”, afirmou.

Durante o mandato, a deputada tem trazido à Casa Legislativa do Amazonas vários projetos em benefício da pessoa com TEA. Aprovados pela Casa, alguns aguardam sanção por parte do governo e outros já foram sancionados, como é o caso da Lei n° 5.812/2022, que trata sobre as diretrizes que visam o desenvolvimento global do estudante com necessidades educacionais especiais tais como: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou transtorno do espectro autista e estabelece adequações nas escolas estaduais e privadas.

A Lei estabelece algumas mudanças como: assentos nas primeiras filas aos alunos nas salas de aula; adequação de atividades, maior tempo para aplicação de provas, e quando necessário, local diferente para aplicação das provas. Outra especificação se refere ao material didático utilizado nas aulas, que deverá ser composto, preferencialmente, por recursos audiovisuais.

Entre os Projetos de Lei de autoria da parlamentar, podemos citar o de  n° 482/2021, que autoriza a construção de Centros de terapia assistidas por animais. A propositura prevê o atendimento e acompanhamento de pacientes e familiares por uma equipe multidisciplinar de profissionais nos hospitais públicos, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde.

Quando o assunto é agilizar o atendimento de pessoas com TEA, as propostas da Dra. Mayara vêm em dois PLs. O primeiro, de n°493/2021, estabelece atendimento prioritário para pessoas com necessidade de atenção especial, dentre elas, as que apresentam o Transtorno do Espectro Autista, em todas as instituições e serviços de atendimento ao público no âmbito do Estado do Amazonas, e o segundo, de n° 291/2021, dispõe sobre a prioridade desses

pacientes no Sistema de Regulação de consultas e exames (SisREG). A proposta visa dar celeridade na marcação de consultas e exames.

Mayara também defende o uso do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), anexo do Hospital Delphina Aziz, como complexo de atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O requerimento de nº 2.433/2020 foi enviado ao Governo do Amazonas e solicita o uso do CER IV como um espaço voltado para acompanhamento médico e ações de integração social dos autistas. A parlamentar sugeriu ainda que a Associação de Amigos do  Autista (AMA) seja responsável pela gestão do complexo.

Em outro requerimento, de n° 7058/2019,  a deputada propôs a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Direitos das Pessoas com Transtorno Espectro Autista com o propósito de discutir, propor e acompanhar a execução de políticas públicas e privadas relacionadas à promoção e defesa dos direitos da pessoa com TEA no Amazonas.

“Acompanho a luta dos pacientes e seus familiares em busca de atendimento e tratamento digno. Na posição de médica e parlamentar, sei o quanto é importante a criação de políticas públicas, por isso, quero propor, cobrar, fiscalizar e chamar atenção da sociedade, dando voz para a causa em meu mandato”, concluiu, deputada Mayara.

Visita à Associação de Amigos do Autista (AMA) 

Dra. Mayara esteve na sede da Associação de Amigos do Autista(AMA) na manhã desta quinta-feira(31).O objetivo da visita foi conhecer melhor as instalações atuais, o trabalho realizado pela equipe e as principais necessidades e dificuldades enfrentadas para manter o o atendimento no local.

Localizada no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, a associação atende 42 alunos com idades entre 14 e 55 anos. O sonho atual da equipe do AMA é ter uma sede, com espaço maior e melhor para acolher os pacientes com mais qualidade.

A parlamentar conversou com membros da equipe, conheceu o projeto de construção da nova sede e se colocou à disposição para ajudar com o envio de recursos por meio de emenda parlamentar.