NOTÍCIAS

Dra. Mayara destaca principais lutas no Dia Internacional da Mulher

Por Assessoria de Comunicação

08.mar.2022 11:21h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em sessão plenária realizada nesta terça-feira (8), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), utilizou o tempo de pronunciamento para repudiar a fala preconceituosa do deputado estadual de São Paulo, Artur do Val (Podemos), sobre mulheres ucranianas e destacou também, o lançamento, em formato digital, da cartilha “Violência contra a mulher: O que não foi dito e o que você não sabe”, direcionada principalmente ao público jovem masculino para evitar novas situações .

Ao iniciar o discurso, a deputada demonstrou indignação ao se referir ao vazamento de áudios do deputado do Podemos de São Paulo, Artur do Val, na última sexta-feira (4). O parlamentar, que supostamente estava em uma “missão humanitária” à Ucrânia, fez comentários sexistas e violentos contra mulheres ucranianas, chegando a afirmar que “são fáceis por que são pobres” e finalizou dizendo: “é inacreditável a facilidade”.

Para Dra. Mayara, as palavras proferidas pelo deputado ofendem as mulheres que estão enfrentando uma guerra, muitas delas servindo ao seu país, deixando tudo para trás, sendo separadas de suas famílias, para servir ao país.

“As mulheres ucranianas têm sofrido na pele, desde o início da guerra. E é bom deixar claro que muitas dessas mulheres, que também são policiais, deixaram para trás suas famílias, sua história, seu passado, para lutar pela nação e, infelizmente, foram alvos de um comentário tão pobre, racista e preconceituoso de um deputado. Quero deixar, em público, meu repúdio”, disse Mayara, na tribuna da ALEAM.

Mayara enfatizou que, infelizmente,  atos semelhantes ao do deputado são frequentes e vai manter sua luta em defesa da mulher, principalmente, em casos de agressão, seja ela física ou emocional. Uma das estratégias utilizadas pela deputada é a Cartilha educativa sobre violência contra a mulher. De acordo com Mayara, o material lúdico com o tema “Violência contra a mulher: O que não foi dito e o que você não sabe”,  foi idealizado com o objetivo de orientar, principalmente, os jovens rapazes, que, por muitas vezes, repetem comportamentos que causam constrangimento e desconforto.

“Quero deixar essa cartilha como presente à todas as mulheres e dizer que, meu objetivo ao criá-la foi de oferecer um material claro, simples e voltado principalmente aos jovens garotos, mas, que também pudesse auxiliar as meninas, orientando sobre seus direitos, canais de denúncia e redes de apoio e espero contribuir com a formação de adultos mais respeitadores e conscientes, ” justificou a autora da cartilha.

O trabalho é inédito na Assembleia Legislativa do Amazonas e teve produção impressa distribuída a estudantes da Rede Pública de Ensino em outubro de 2021. A novidade anunciada na Sessão plenária de hoje é que, a partir de agora, o conteúdo pode ser acessado de forma digital e lido a qualquer hora e lugar por meio de aparelhos celulares, tablets e computadores. Na oportunidade, o público presente recebeu folheto informativo com o código QR Code para acesso à cartilha.

A Cartilha também pode ser acessada pelo link : https://drive.google.com/file/d/1COSqb_fHuoJClJTDczHz44B214YacpKz/view?usp=drivesdk

Projetos e Leis da Dra. Mayara que beneficiam as mulheres

Dra. Mayara Pinheiro, eleita em 2018, teve a maior votação da história política do Amazonas e tem dado voz às causas femininas no parlamento estadual com Leis sancionadas e Projetos apresentados na Assembleia do Amazonas.De acordo com a Lei n° 5.343/2020, de autoria da Dra. Mayara, condomínios, conjuntos habitacionais e congêneres são obrigados a denunciar casos de agressões contra mulheres, uma forma de mostrar para a vítima que ela não está sozinha e pode pedir ajuda.

A deputada também é autora da Lei n° 5.343/2020, que obriga estabelecimentos de acesso público, a divulgarem o número da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) e é Co-autora da Lei n° 5.532/2021, que institui o Código Sinal Vermelho no Amazonas, uma forma de denúncia por parte da vítima, com um batom ou pincel, com um X, sem que seu agressor perceba.

Já na Lei n° 5.738/2021, Mayara garantiu a divulgação de números de emergência para casos de violência doméstica nas faturas de serviços públicos essenciais oferecidos pelas concessionárias no Amazonas.

E para encorajar a mulher a se libertar da dependência emocional e financeira, a parlamentar criou a Lei nº 5.706/2021, que dá preferência de vagas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cursos de qualificação profissional no Amazonas.

“Sou mulher e me orgulho disso e vou trabalhar cada vez mais para que as mulheres amazonenses se sintam representadas e sejam beneficiadas com políticas públicas que ofereçam a elas apoio e segurança para enfrentar as lutas de cada dia. Quero que elas saibam que não estão sozinhas”, concluiu Dra. Mayara.