NOTÍCIAS

Dra. Mayara entrega medalha do Mérito Legislativo ao pesquisador Marcus Lacerda

Por Assessoria de Comunicação

15.dez.2021 21:43h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis(Progressistas), homenageou com a Medalha do Mérito Legislativo o médico Marcus Vinícius Guimarães Lacerda. O evento foi realizado no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta quarta-feira (15).

Para a Dra. Mayara, ter a oportunidade de prestar essa justa homenagem, é muito gratificante. A parlamentar, que é médica dermatologista, foi aluna do Dr. Marcus Lacerda, na faculdade.

“Ele foi um dos primeiros pesquisadores que fizeram os primeiros estudos acerca da Cloroquina, no Hospital Delphina Aziz. O mundo inteiro teve suas pesquisas como exemplo para nortear os protocolos de tratamento da Covid 19. Me sinto feliz em poder homenagear um cientista de destaque no estado e que também foi meu professor na faculdade. O Dr. Marcus é um médico muito respeitado dentro da comunidade médico-científica e precisamos aproveitar a oportunidade de valorizar e homenagear quem verdadeiramente lutou na linha de frente contra o coronavírus.”

O cientista agradeceu pela homenagem e falou sobre a importância da honraria. “É importante ter o reconhecimento de um dos poderes do estado, ainda mais vindo de uma ex-aluna”, destacou Lacerda.

A outorga da Medalha do Mérito Legislativo foi instituída em 2002, por meio da Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto e tem como objetivo homenagear personalidades locais, cujos serviços prestados são relevantes para a sociedade.

Cada um dos 24 deputados, faz uma indicação para a homenagem, a Mesa Diretora tem direito a uma indicação e o Conselho da Ordem, em direito de homenagear dois nomes.

Podem receber a medalha, chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores públicos, desportistas e outras personalidades, pelos serviços vinculados ao cumprimento do interesse público

 

Infectologista liderou estudo sobre cloroquina

Marcus Vinícius Guimarães Lacerda tem um sólido currículo, com doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília, Especialização em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), além de atuar como médico na Fundação Medicina Tropical e coordenar o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Boborema. O homenageado tem como principais focos de pesquisa doenças como: malária, HIV, arboviroses e outras doenças emergentes.

O infectologista foi um dos primeiros, no mundo, a fazer estudos sobre o uso da Cloroquina e seus reais efeitos em pacientes infectados com o vírus da Covid 19.