NOTÍCIAS

Dra. Mayara faz alerta sobre alto índice de malária no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

27.abr.2022 14:23h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em pronunciamento nesta terça-feira (26), a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) falou sobre os índices de malária no Estado. Cerca de 40 % dos casos de malária são do Amazonas com o maior registro de notificações da doença do país.

A parlamentar destacou que o painel epidemiológico da Fundação de Vigilância Sanitária(FVS-RCP) está disponível para pesquisa para que possam traçar metas e políticas públicas de combate tanto da malária quanto da dengue.

“Através do painel podemos observar municípios que estão com índices altos como São Gabriel da Cachoeira e Barcelos. Podemos trabalhar através de ações voltadas para essas doenças para que diminuam assim como em Itacoatiara, que reduziu 89% e Santo Antônio do Içá (84%) em relação aos meses de 2021” disse a deputada.

De acordo com a deputada, que também é presidente da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) da Aleam, esses dados merecem atenção do Governo do Estado, que na última terça-feira(26) destinou equipamentos para reforçar ações de combate à malária.

“Os 61 municípios do interior foram contemplados com botes, pulverizadores, microscópicos adequados, todo o material que o agente de endemias precisa para ter seu trabalho nas comunidades rurais fortalecido, já fui gestora municipal de saúde em Coari e sei que esses agentes de vigilância precisam desse apoio”, destacou.

Segundo a FVS, os meses de junho e novembro são os de maior propagação dessas endemias e que, para a deputada, “merecem atenção e encorajamento de gestores públicos” no combate.