NOTÍCIAS

Dra. Mayara faz alerta sobre importância da cobertura vacinal contra Covid-19

Por Assessoria de Comunicação

21.jun.2022 15:08h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Diante das atualizações sobre o número de casos de Covid-19 e doses do imunizante aplicados no Amazonas, a presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), fez um alerta sobre os cuidados básicos e preventivos a serem observados pela população e a importância da cobertura vacinal completa.

“O vírus é invisível e suas variantes altamente contagiosas, por isso, os cuidados tão enfatizados no início da pandemia como: higienizar as mãos com água e sabão, álcool em gel e evitar aglomerações continuam sendo importantes para evitar o contágio”, afirmou a deputada.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES/AM), 583.282 casos de Covid-19 foram confirmados no Amazonas até esta segunda-feira (20) e 9.704 pacientes morreram em decorrência das complicações pelo coronavírus e suas variantes.

Dentre os pacientes internados com Covid-19, nos hospitais públicos e privados no Amazonas, 9 não foram vacinados, 2 estão com esquema vacinal incompleto e 2 têm esquema vacinal completo. Para Dra. Mayara, esses dados reforçam a importância e necessidade da vacinação.

“A população precisa entender que a pandemia não foi controlada 100% e que a vacina ainda é a melhor forma de combater o vírus e evitar mortes. Cada etapa, cada dose é muito importante. Como médica e parlamentar peço aos amazonenses que compareçam aos postos de vacinação, tanto os que não tomaram nenhuma dose quanto os que estão aptos a receber o reforço. Não podemos ser vencidos pela negligência”, justificou Dra. Mayara.

 

 

Público com 40 anos ou mais começa a receber a 4ª dose

A partir de hoje, terça-feira (21), o público com 40 anos ou mais que já recebeu a 3ª dose da vacina contra Covid-19, há pelo menos quatro meses, pode procurar um posto de vacinação para receber a dose de reforço.

Cerca de 332.790 pessoas estão autorizadas a receber a nova dose e, mesmo aquelas que receberam a vacina da marca Janssen devem seguir, a partir de agora, como reforço adotado para os demais imunizantes.

A prefeitura de Manaus vai aplicar a dose de reforço em 55 locais. Endereços dos postos de vacinação e informações sobre doses autorizadas e público-alvo estão disponíveis no site e nas redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Para ter acesso à vacina é necessário apresentar um documento oficial com foto e a carteira de vacinação.