NOTÍCIAS

Dra. Mayara propõe realização de Teste de Schiller nas Unidades de Saúde do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

06.jun.2023 12:21h
img
Foto: Divulgação Assessoria

De autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), o Projeto de Lei n° 472/2023 inclui o teste de Schiller nos exames de Papanicolau realizados pela rede estadual de saúde no Amazonas.

De acordo com a Dra. Mayara, o teste de Schiller é uma ferramenta importante para a realização do diagnóstico precoce de câncer.

“As maiores armas contra o câncer de colo do útero são a imunização e o diagnóstico precoce da doença. No Amazonas, o tempo é ainda mais crucial. Os municípios são distantes, de difícil acesso e não tem estrutura para realização de exames laboratoriais especializados. O teste de Schiller é um exame muito barato e isso o torna acessível mesmo em áreas com poucos recursos técnicos. Por isso, fiz essa proposta, para que as mulheres do Amazonas sejam examinadas e tratadas de forma mais rápida”, argumentou a parlamentar.

O teste de Schiller, que pode ser usado durante o exame de Papanicolau, consiste na coloração do cérvix uterino com a solução de lugol ou solução de Schiller para ajudar a rastrear o colo do útero e identificar áreas com lesões suspeitas. Um teste de Schiller positivo não indica necessariamente a existência de um câncer. Ele é apenas o primeiro passo no rastreio de tumores.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), em março deste ano, mostram que o câncer de colo do útero é a terceira maior causa de mortes prematuras femininas no Brasil e que até 2023, o Amazonas deve ter mais de 1.800 novos casos.

“Os índices de mortes no estado por conta do câncer de colo de útero não diminuem e algo urgente precisa ser feito por essas mulheres. Espero que esse PL seja transformado em lei para que milhares de amazonenses tenham acesso ao tratamento e ampliem suas chances de  cura” finalizou Mayara.