NOTÍCIAS

Dra. Mayara propõe troca de ingressos por doações de sangue no AM

Por Assessoria de Comunicação

06.set.2023 12:48h
img
Foto: Divulgação Assessoria

 

Para incentivar a doação de sangue no Amazonas, a deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) fez um Indicativo, por meio do Requerimento nº 3971/2023, ao Governo do Amazonas para implantar o “Ingresso Doe Vida”.

O projeto determina que em contrato de uso de espaço público para eventos culturais e esportivos, as empresas responsáveis destinem uma quantia pré-determinada, de no mínimo 3%, dos ingressos disponíveis para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

No início do mês de setembro, o Hemoam convocou doadores de sangue dos tipos O+ e O- devido ao estoque crítico para suprir a demanda na capital e municípios do interior. Segundo a parlamentar, o banco de sangue está em baixa na maioria dos meses e a iniciativa visa justamente mudar essa realidade.

“A cada doação, quatro vidas podem ser salvas. É necessário que o Poder Público crie soluções viáveis e efetivas para resguardar a vida de quem precisa de doação de sangue, seja de forma regular ou por situações únicas. Mas para isso precisamos incentivar as pessoas a doarem”, afirmou a deputada.

Caso seja implantado no Amazonas, cada doador terá direito a um ingresso, havendo disponibilidade. Em caso de remanescentes, os ingressos podem ser devolvidos e acrescentados para venda regular. As empresas também poderão ser beneficiadas com uma unidade móvel de atendimento médico nos respectivos eventos. A regulamentação da lei está a cargo do Executivo.

Uma ação semelhante foi realizada pela cantora Ludmilla com o Hemorio (RJ), em julho deste ano. Cada doador ganhou um ingresso para o show Numanice, no Estádio Nilton Santos – o Engenhão. Em único dia, o Hemorio recebeu mais de 500 doações, a maior desde abertura do banco de sangue em 1944 e o triplo comparado a um dia normal. Filas quilométricas para doação ocuparam o prédio e o episódio foi retratado pela imprensa nacional.

“Geralmente poucas doações são realizadas por dia, sendo que o necessário para um bom estoque é de ao menos 250 doações diárias para que seja possível suprir todas as demandas. Com este projeto, estaremos inserindo um novo método de captação de doadores e valorizando quem está disposto a salvar vidas”, finaliza.