NOTÍCIAS

Dra. Mayara quer garantir prioridade no atendimento para pessoas com Lúpus

Por Assessoria de Comunicação

07.dez.2022 13:04h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Pessoas que sofrem com Lúpus podem ter atendimento prioritário em hospitais, ambulatórios e unidades de saúde, tanto da rede pública como privada no Amazonas. É o que propõe o Projeto de Lei nº 477/2022, de autoria da deputada Dra. Mayara.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou simplesmente Lúpus) é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, que pode afetar diversos órgãos provocando dores, fraqueza e lesões na pele por todo o corpo. Dependendo do organismo, o Lúpus se desenvolve de forma gradual (meses) ou mais rapidamente (semanas).

“É uma doença que debilita muito os pacientes porque ela é sistêmica. Esse projeto de lei visa dar prioridade para essas pessoas, haja vista que elas precisam de um atendimento multidisciplinar com várias especialistas”, afirmou a autora do PL.

Caso a medida seja sancionada, será considerado portador de Lúpus o paciente que tiver condição atestada por um médico especialista (reumatologista) da rede pública ou conveniada ao SUS e carteira da associação. O texto do projeto prevê ainda que o governo poderá regulamentar a Lei para garantir a sua execução.

“Sou médica por formação e durante meu internato nós perdemos uma adolescente de 16 anos que morava há 2 anos no Adriano Jorge por conta dessa doença. Quero proporcionar, por meio desta propositura, melhores condições de saúde para quem é portador de lúpus e assim essas pessoas possam estar menos expostas às circunstâncias ocasionadas por essa doença debilitante”, enfatizou.

O projeto segue em tramitação na Assembleia Legislativa.