NOTÍCIAS

Dra. Mayara realiza Sessão Especial em homenagem aos Dermatologistas

Por Assessoria de Comunicação

09.fev.2023 17:09h
img
Foto: Divulgação Assessoria

De autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Dermatologista, aconteceu na manhã desta quinta-feira(9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) reunindo médicos, autoridades e convidados.

Para Dra. Mayara, o evento é uma oportunidade para destacar o Dia do Dermatologista e ressaltar a importância desses profissionais para a população amazonense.

“Dia 5 de fevereiro foi comemorado no Brasil, o Dia do Dermatologista e temos aqui, Dermatologistas renomados em todo o Estado, que prestam ótimos serviços à população amazonense. Momento de agradecer e homenagear por toda dedicação e esforço”, justificou Mayara.

De acordo com Dra. Patrícia Bandeira de Melo, uma das homenageadas, a dermatologia é uma especialidade completa.

“A Dermatologia nos dá a oportunidade de estudar a histologia e estrutura da pele, de tratar doenças infecciosas, inflamatórias, de realizar cirurgias e sanar diversas dermatoses, inclusive, dermatose oncológica, que é o câncer de pele, além da oportunidade de devolver a auto estimo do paciente por meio da cosmiatria dermatológica. Uma especialidade completa que nos trás muito orgulho e satisfação” afirmou, a homenageada.

Foram homenageados, 17 Médicos Dermatologistas e 2 instituições: Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM) e Fundação de medicina tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT).

Segundo Marcus Vinitius Guerra, Diretor Presidente da FMT, o reconhecimento é muito importante para a instituição que hoje, é o único hospital que hospitaliza pacientes com doenças dermatológicas, no Estado.

“O reconhecimento é um incentivo muito grande para as atividades desenvolvidas nessa área e para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido. Sabemos das dificuldades e do grupo de dermatologistas que fazem parte da assistência, ensino e pesquisa”, explicou o médico.

Para o Dr. Carlos Alberto Chirano, homenageado e Diretor Presidente da FUHAM, receber a homenagem é gratificante e um reconhecimento ao trabalho da Fundação Alfredo da Matta, referência na dermatologia do Estado, no Brasil e no mundo, no controle de endemias.

“Todo mundo gosta de receber o reconhecimento. E é justo para com as pessoas que dedicam suas vidas para cuidar do outro, prestando serviço de qualidade à população. Ficamos honrados com a homenagem da deputada Mayara, que é uma dermatologista, formada pela Fundação”, disse Chirano.

A autora da homenagem concluiu afirmando que, além de uma comemoração, é uma oportunidade de trazer à discussão esses tipos de doenças e conquistar espaços.

“Estarmos em uma área mais tropical e, muitas vezes, as pessoas de baixa renda não têm acesso ao protetor solar. Precisamos de ações preventivas e um olhar diferenciado sobre essas doenças dermatológicas. A discussão é ampla  e precisamos, realmente, melhorar a assistência dermatológica  no interior e na capital. As Fundações precisam de força e melhorias, por isso, os trouxe aqui, para me colocar à disposição, disponibilizar minhas emendas parlamentares e tentar levá-los até o governador para que possamos fazer com que a dermatologia tenha espaço no planejamento do Executivo Estadual”, concluiu Dra. Mayara.

 

Lista de Médicos Dermatologistas homenageados

 

Adriana Andrade Raposo –  Fundação Alfredo da Mata

Carla Rocha Ribas – Fundação Alfredo da Mata

Danielle Cristine Westphal –  Fundação Alfredo da Mata

Marina Valente Maia Abinader – Fundação Alfredo da Mata

Nadya Fernandes Picanço Lopes – Fundação Alfredo da Mata

Renato Candido da Silva Junior –  Fundação Alfredo da Mata

Roberta Ferreira Nazareth Alagia – Fundação Alfredo da Mata

Sandra Regina Sales de Menezes Aquino – Fundação Alfredo da Mata

Silmara Navarro Pennini – Fundação Alfredo da Mata

Silvia Rocha Nakajima – Fundação Alfredo da Mata

Walquiria Lima Tupinambá – Fundação Alfredo da Mata

Patrícia Bandeira de Melo –  Particular

Virginia Vilasboas – Fundação de Medicina Tropical

Ilner de Souza e Souza – Particular

Carlos Alberto Chirano Diretor Presidente – Fundação Alfredo da Matta

Luciana Mendes – Particular –  Fundação de Medicina Tropical