NOTÍCIAS

Dra. Mayara recebe servidores da Saúde e se compromete em levar demandas ao Governador

Por Assessoria de Comunicação

18.nov.2021 15:15h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Em reunião, na manhã desta quinta-feira (18), a deputada Mayara Pinheiro (Progressistas), recebeu um grupo formado por representantes de Sindicatos e Movimentos dos profissionais da Saúde do Amazonas. Eles vieram ao Poder Legislativo em busca de apoio para o pagamento de perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

De acordo com documento apresentado pela Frente Unificada da Saúde (FUS), as perdas dos funcionários da Secretaria Estadual da Saúde (SES-AM), referentes às datas-base dos anos 2016, 2017, 2020,2021 chegam a 25,7%. O texto também afirma que conforme a Lei n° 4852/2019, essas perdas deveriam ter sido pagas aos trabalhadores, em duas parcelas, nos anos de 2020 e 2021, somadas à data-base do ano de pagamento.

A FUS afirma que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, principalmente em um cenário de pandemia, com baixas de colegas de trabalho, familiares e entes queridos para o coronavírus, a classe jamais deixou de realizar nenhum tipo de prestação de serviço à população e tem mantido o atendimento mesmo sem receber os reajustes.  “Os profissionais da saúde têm sido elementares nos últimos anos no enfrentamento da pandemia da Covid 19. E mesmo com perdas salariais acumuladas, estamos firmes no nosso dever. Tivemos muitas perdas, no trabalho, na família e no convívio familiar. Dobramos a carga horária de trabalho, sem ao menos ter o conforto adequado para descanso e chegamos a comprar EPIs com dinheiro do próprio bolso”, justifica no documento apresentado à deputada.

Para Gildenor França, representante do Movimento Organizado dos Trabalhadores da Saúde (MOTS), esse apoio parlamentar é essencial e o pagamento das perdas é o mínimo que pode ser feito por esses profissionais.  “Viemos pedir o apoio da Dra. Mayara, por representar a área da saúde e esperamos que ela nos contemple com Emenda à LOA, para beneficiar esses trabalhadores que têm sofrido com a pandemia e que precisam ser valorizados, no mínimo, com a reposição salarial. ”

Segundo Juliane Mauri, representante do Sindicato dos Fisioterapeutas Servidor Público do Amazonas (SINFISIO), as reivindicações feitas já estão previstas na Lei e deveriam ter sido efetuadas e que o grupo veio à Assembleia Legislativa em busca de apoio político para que a reposição salarial dos trabalhadores da saúde saia do papel. Para ela, o resultado foi positivo. “A reunião foi muito proveitosa, Dra. Mayara garantiu apoio junto ao governador para pleitear as demandas da categoria para que todos os profissionais sejam contemplados com o pagamento dessas perdas.” declarou, Juliane.

A deputada ouviu todas as reivindicações e firmou compromisso com os profissionais da saúde no Amazonas, representados na reunião, de levar as demandas ao Governo do Estado solicitando o devido cumprimento da Lei. “Hoje mesmo vou viabilizar essa comunicação para que as demandas sejam atendidas. Isso é justo. ”, finalizou Dra. Mayara.