NOTÍCIAS

Dra Mayara vai cobrar SES sobre suspensão de cirurgias no Alfredo da Matta

Por Assessoria de Comunicação

25.mar.2022 16:06h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A deputada Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), trouxe para discussão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a notícia da suspensão de cirurgias dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta (FUAM), a partir do dia 1° de abril. De acordo com a parlamentar, que é médica dermatologista, o anúncio foi surpreendente.

“A notícia da suspensão das cirurgias dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta me assustou e quero chamar a atenção da sociedade civil e de diversas autoridades para esse sério problema. Hoje, a FUAM realiza a exérese, que é a retirada de câncer de pele de mais de 80 pacientes por mês, atendendo pessoas da capital, do interior e até de outros estados. Não podemos ficar calados. A população precisa desse tipo de atendimento”, pontuou.

Além da exérese, Mayara destacou também a realização de outros procedimentos importantes realizados pela instituição e que serão suspensos pela direção.

“Hoje, a Fundação Alfredo da Mata faz a retirada do câncer de pele e também realiza a cirurgia de Mhos micrográfico, que trata, especificamente, alguns tipos de CBC, que é o câncer basocelular, um tipo mais comum, e é muito importante no tratamento de melanomas, e tudo isso vai ser suspenso pelo atual diretor”, disse a parlamentar.

De acordo com Dra. Mayara, a justificativa para a suspensão das cirurgias não é compatível com a realidade de recursos disponíveis, oriundos da arrecadação do estado.

“A justificativa é a falta de recursos, mas, vemos que, na saúde, existem recursos em abundância devido ao superávit de arrecadação. A Fundação Alfredo Matta é referência no tratamento do câncer de pele no Amazonas e adquiriu o respeito da população amazonense pelo excelente serviço prestado ao longo dos anos. Algo precisa ser feito”, afirmou.

A deputada vai enviar um requerimento para a Secretaria de Estado de Saúde (SES), solicitando solução para o problema.

“Como presidente da Comissão de Saúde desta Casa Legislativa, estarei encaminhando requerimento junto à SES,7 caso não haja resposta, vou convocar o diretor para que seja encontrada uma solução para que os pacientes não fiquem desassistidos”, conclui Dra Mayara.