NOTÍCIAS

Durante Sessão Plenária deputados realizam prestação de contas de atividades parlamentares

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

16.mai.2023 14:51h
img
Foto: Hudson Fonseca

Durante a Sessão Plenária, desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os parlamentares estaduais fizeram prestação de contas e repercutiram atividades e visitas que realizaram, no último fim de semana.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou as visitas que fez em Barreirinha (a 331 km de Manaus), onde debateu com o prefeito Glênio Seixas e o deputado federal Fausto Junior (UB) sobre a política de polos voltadas aos municípios médios e pequenos.

“Acredito que temos de criar matrizes econômicas para que os municípios médios e pequenos possam se desenvolver, criar emprego e renda, e aumentar a arrecadação. No sábado de manhã, o deputado citou que esteve em Boa vista do Ramos (a 271 km de Manaus) com o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) visitando uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 1.

“Na segunda-feira, 15, estivemos em Manicoré participando da entrega de um Centro de Convivência da Família, que é o maior centro do Amazonas, todo equipado com salas de música; informática e piscina adaptada para pessoas com deficiência. Tudo construído da melhor forma para beneficiar a população”, afirmou.

Em seu discurso, o deputado Comandante Dan (PSC) falou de visitas aos municípios como Presidente Figueiredo (distante a 107 quilômetros de Manaus), Manacapuru (a 68 quilômetros), Humaitá (a 590 quilômetros), Apuí (a 453 quilômetros) e Manicoré (a 332 quilômetros). Ele destacou a ativação do Pronto Atendimento ao Cidadão Móvel (PAC Móvel), que facilita acesso a serviços públicos de qualidade à população. O parlamentar citou também a entrega de escolas e elogiou o prefeito de Manacapuru, pelo investimento realizado em educação com valorização dos professores e escolas construídas com equipamentos e mobiliário novos.

Durante sua fala, a deputada Alessandra Campêlo (PSC) destacou visitas referentes a agendas relacionadas às mulheres. A parlamentar citou que esteve em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), onde várias mulheres foram contempladas com o Crédito Rosa (programa estadual para estimular a autonomia e a emancipação da mulher empreendedora), além de sido feita a distribuição de absorventes higiênicos; e Manacapuru, onde foi instalada a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara do município, local onde há muitos casos de vítimas de violência doméstica.

Ela também esteve em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus), onde participou de eventos de Dia das Mães. “Beruri foi o município que mais recebeu incentivo às mulheres empreendedoras, somando mais de R$1 milhão do crédito rosa, que mudará a vida de muitas mulheres. Em Manicoré, participamos da inauguração de um Centro de Convivência da Família e do Idoso completo, com possibilidade de realização de 28 atividades simultâneas, na área de computação, fisioterapia, hidroginástica, dança e música”, relatou.

A deputada Mayra Dias (Avante) também fez um breve resumo das últimas atividades desenvolvidas. “Como presidente da Comissão de Assistência Social idealizei o programa Ação em Dias e o primeiro município contemplado foi Nova Olinda do Norte, junto com o Governo do Estado, levando programas do programa do Idoso Empreendedor, emissão de carteiras de identidade e de identificação de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Foram mais de mil pessoas atendidas e, no próximo sábado, estaremos no bairro Nova Cidade em Manaus realizando uma ação semelhante”, afirmou.

Envira (a 1208 quilômetros) e Itamarati (a 985 quilômetros) foram os municípios visitados pelo deputado Delegado Péricles (PL). “Em Itamarati, percebi uma cidade bem conservada, sem buracos, com uma orla belíssima e parabenizo o prefeito João Campelo pela forma com que conduz seu trabalho e trata a população de Itamarati. Por outro lado, em Envira estive participando da entrega de quatro Casas de farinha e encontrei uma cidade esburacada, mal conservada, que merece ser mais bem cuidada, porque a cidade está feia por falta de gestão”, comparou.

O deputado Carlinhos Bessa (PV) repercutiu recebimento de Título de Cidadão no município de Boa Vista do Ramos e inauguração da UBS tipo 1, que foi equipada com emendas dele à construção. “É muito bom poder ver a população com boa qualidade de saúde, além de emendas para medicamentos e ser reconhecido por esse município”, declarou Bessa, que aproveitou a oportunidade para pedir a revitalização da estrada da Agrovila em Tefé (a 523 km de Manaus).

 

Outros assuntos

O deputado João Luiz (Republicanos) parabenizou o atleta parintinense Pedro Henrique Nunes que bateu o recorde brasileiro no lançamento de dardo durante o Grande Prêmio Brasil Loterias Caixa de Atletismo, na semana passada, na quarta-feira (10), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires (COTP), em São Paulo (SP).

O aumento de tributos como Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) foi criticado pela deputado Wilker Barreto (Cidadania). “O aumento do IPVA sobre o já desgastado orçamento familiar da população amazonense gira em torno de pelo menos 41% de reajuste, chegando até 86% de reajuste, dependendo do veículo. Quem aguenta isso? A economia não vai bem, desacelera, começa o ano, muitos têm matrícula dos filhos no início do ano. Estou trazendo esse assunto ao conhecimento da população porque me parece um assalto, só que a gente não vê a mão do governo, por isso não é à mão armada”, apontou.

Falando sobre consórcios, Sinésio Campos (PT) sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar de Consórcios, cedendo tempo para que Vanoir Keller, Diretor Geral da Confederação Nacional de Consórcios Públicos do Brasil falasse sobre o assunto.

“Aqui estamos felizes de poder levar todas as benesses que os consórcios podem dar. Não queremos tirar o poder de prefeito ou governador, a ideia é multiplicar e fazer com que este poder possa chegar até quem realmente precisa. O consórcio público será uma realidade aqui no Amazonas como já é realidade em outros estados. Quero me colocar à disposição para que a gente possa somar buscando a união cada vez maior dos municípios porque ninguém é mais forte do que todos juntos”, afirmou Keller.