NOTÍCIAS

“É uma minissérie do mundo da fantasia”, dispara Wilker Barreto sobre a Mensagem Governamental

Por Dayson Valente

02.fev.2023 15:38h
img
Foto: Artur Gomes

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) criticou nesta quinta-feira, 2, a Mensagem Governamental feita pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O parlamentar classificou como fantasiosa o resumo das ações feitas pelo Executivo estadual desde o início da primeira gestão, em 2019, e que o balanço não reflete a realidade vivenciada pela sociedade amazonense.

Em vídeo postado nas suas redes sociais, Wilker contestou as melhorias citadas pelo governador em áreas como saúde, educação e segurança, e em tom irônico, comparou a Mensagem Governamental com a obra ‘As Crônicas de Nárnia’, uma série literária de ficção científica e alta fantasia

“Eu assisti uma minissérie do mundo da fantasia, lembra aquela de Nárnia? É o Amazonas que o Wilson Lima e sua equipe enxergam, a saúde está um brinco, não existe salário em atraso, a segurança está legal, não existe pobreza, o interior desenvolveu, não faltam insumos nas cadeias produtivas… O Amazonas que o Wilson Lima falou na Assembleia não reflete a sua realidade. É brincadeira e uma falta de respeito”, criticou Barreto.

O deputado relembrou, por exemplo, o “pacote maldade” do Governo que aumentou o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de 18% para 20%, atingindo a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) no Estado, além de outros serviços, bem como a autorização de 58 novas taxas de segurança do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Outro dado relembrado pelo deputado foi o estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontando que, em 2021, mais de dois milhões de pessoas no Amazonas viviam na pobreza e mais de 500 mil amazonenses se encontravam na extrema pobreza.

“Quinhentas mil pessoas estão na pobreza e na linha de miséria e o Governo aumentou o ICMS e as taxas do Detran. Aí vem dizer que reduziu o ICMS no Estado? Wilson, trate o povo do Amazonas com seriedade. Acerta, pelo amor de Deus”, finalizou, ao ressaltar que nos próximos dias irá destrinchar a fala de Wilson Lima na Mensagem e mostrar a realidade do povo do Amazonas.

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351