NOTÍCIAS

“Educando pela Cultura” realizará nova edição com temática contra o racismo

Por Assessoria de Comunicação

11.mai.2022 13:30h
img
Foto: Hudson Fonseca

Com objetivo de promover reflexão sobre a história do povo negro no Brasil, sobre as políticas públicas após a alforria da população preta e, claro, sobre os preconceitos com as religiões de matrizes africanas, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoverá, na manhã desta quinta-feira (12), no hall Homero de Miranda Leão, edição do programa “Educando pela Cultura”, com a realização de uma roda de conversa.

A ação será alusiva ao dia 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil, ocorrida no ano de 1888, porém, como explica a coordenadora do programa Educando pela Cultura, pedagoga Jacy Braga, nos dias atuais há uma resignificação deste dia. “Os movimentos negros não entendem o dia da libertação dos escravos como um momento de comemoração, e sim um dia de reflexão e combate ao racismo”, explicou. Ela apontou a falta de políticas públicas de inclusão e acolhimento da população negra após a Lei Áurea, o que reverbera até hoje, como uma das razões da mudança de postura.

Iniciando às 9h, os debates serão conduzidos pelos professores Luciana Santos, Nilton Teixeira, Lídia Helena Oliveira e o Pai de Santo Alberto Jorge.

A programação conta ainda com apresentação de coral, teatro, capoeira, exposição fotográfica e de Abayomis (boneca de pano que, ao ser ofertada para alguém, significa os melhores desejos para a pessoa presenteada).

O programa Educando pela Cultura é realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso e busca falar sobre temas que são trabalhados de maneira transversal na educação, ampliando as experiências e contribuindo para o crescimento social.