NOTÍCIAS

Educando pelo Amazonas finaliza atividades de 2022 em Urucurituba

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

16.nov.2022 13:48h
img
Foto: Hudson Fonseca

O Educando pelo Amazonas iniciou nesta quarta-feira (16), no município de Urucurituba (distante 343 quilômetros de Manaus), a última formação deste primeiro ano de atividades. O projeto é uma extensão do programa Educando pela Cultura, executado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, e leva cursos sobre Direitos Humanos e Segurança Pública ao interior do Estado.

As atividades em Urucurituba serão realizadas até quinta-feira (17), tendo como público alunos do Ensino Médio, professores e servidores públicos.

No primeiro dia de evento, foram ministradas palestras  sobre Educação em Direitos Humanos, com a pedagoga e coordenadora do programa, Jacy Braga, e Introdução à Temática de Gênero e Situação Protetiva da Mulher no Brasil, com a advogada e jornalista Luciana Santos.

Na quinta-feira, a formação tem continuidade com uma palestra sobre Segurança Pública e Cidadania, com o Tenente-Coronel da Polícia Militar Célio Bertino.

Jacy Braga lembra que o projeto é a implementação de um sonho de levar a temática dos Direitos Humanos a todos os pontos do Estado e assim incentivar o debate e a implementação de políticas públicas. “Entrar no Amazonas profundo e levar cidadania, educação em Direitos Humanos, pautas sensíveis que trazem reflexão e podem também servir de proposituras nos municípios”, disse.

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, agradeceu ao presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), pelo apoio à ação, à equipe de servidores pela dedicação ao trabalho desenvolvido e à prefeitura de Urucurituba pela acolhida e estrutura disponibilizada.  “É muito importante estarmos levando aos nossos municípios informações sobre os nossos direitos, deveres, e o que são os Direitos Humanos”, afirmou a gestora.

A logística diferenciada para chegar aos 10 municípios que receberam a visita do Educando pelo Amazonas ao longo de 2022 e o alcance da ação foram lembrados pela coordenadora de extensão da Escola do Legislativo, Marilene Andrade. “Fico muito feliz de saber que pudemos contribuir levando educação ao interior, que sabemos que tanto precisa, pois a educação tem esse poder transformador na vida das pessoas”, disse.

Para o secretário de cultura de Urucurituba, Maick Soares, a passagem do Educando pelo Amazonas pelo município é uma grande oportunidade para o debate com a população sobre temas sociais importantes, mas que ainda são alvo de mistificações. “O programa possibilita um ciclo de palestras de vários temas que atingem a sociedade e que muitas vezes as pessoas acabam se distanciando por não conhecerem, como é, por exemplo, o caso da temática de gênero, a questão racial e o combate à violência “, avaliou.

Na semana passada, o projeto Educando pelo Amazonas recebeu menção honrosa durante a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizado em Recife (PE). O projeto obteve o segundo lugar na categoria Projetos Especiais.

 

O projeto

O Educando pelo Amazonas tem como objetivo promover a cultura, com base na educação e conhecimento, para suscitar o debate amplo acerca dos temas apresentados, propondo pautas locais e nacionais voltadas aos anseios e demandas sociais, buscando subsídios na cultura.

“O projeto trabalha as diferenças, sejam ideológicas, religiosas, de gênero ou outras, com palestras de educação cidadã, como respeito à diversidade, feminicídio, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho Infantil, racismo e políticas antirracistas e direitos da população LGBTQIA+”, afirmou a diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente.

Para inscrever sua cidade ou tirar dúvidas, os contatos podem ser realizados pelo email: ger.treinamento@aleam.gov.br ou pelo telefone (92) 3183-4393.