NOTÍCIAS

Em Cessão de Tempo profissionais de Enfermagem defendem piso salarial

Por Diretoria de Comunicação

25.mai.2021 15:46h
img
Foto: Dircom

Durante a Sessão Plenária, desta terça-feira (25), uma Cessão de Tempo solicitada pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), abriu espaço para o coordenador do comitê Amazonense de Luta pelo Piso Salarial da Enfermagem, Elton Aleme.
O objetivo principal foi pedir apoio aos parlamentares estaduais na votação do PL nº 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que institui o Piso Salarial Nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, em tramitação no Congresso Nacional.
Elton lembrou o papel fundamental exercido por esses profissionais durante pandemia e a necessidade de um piso para remunerar justamente os enfermeiros, que, incansavelmente, atuaram na linha de frente. Também enfatizou que, dos 81 senadores, 76 reconhecem a importância da implementação do piso aos profissionais de enfermagem.
“Por isso, é importante o apoio e a articulação de cada deputado estadual desta Casa, junto aos deputados federais e aos senadores. Hoje, um enfermeiro graduado ganha em torno de R$ 2 mil reais em plantões de até 24h, precisando de mais de um emprego para se sustentar e até mesmo investir em preparação”, salientou.
Ele disse ainda que o Amazonas carrega o peso de ser o segundo estado brasileiro, que mais perdeu profissionais da enfermagem. “O piso salarial precisa fazer justiça a estes profissionais e reconhecer o papel do enfermeiro para a saúde pública”, argumentou.