NOTÍCIAS

Em coletiva à imprensa na Aleam, presidente reeleito Roberto Cidade fala de planos para a nova legislatura

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

01.fev.2023 15:33h
img
Foto: Joel Arthus

Após a cerimônia de posse da 20ª Legislatura (2023-2027) dos 24 deputados e deputadas estaduais eleitos e reeleitos e a posterior eleição da Mesa Diretora, na manhã desta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Aleam reeleito por aclamação de todos os parlamentares, Roberto Cidade (União Brasil), concedeu entrevista coletiva à imprensa.

Perguntado a respeito do significado de sua recondução e como será a relação com o Governo do Estado, Cidade resumiu em uma palavra: união. “Me deixa muito grato a todos essa aclamação, e nós continuaremos sempre aqui buscando o diálogo, respeitando as instituições. Nosso diálogo com o governo estadual se dará dessa forma, por meio  de debates de todas as matérias que chegam à esta Casa. Manteremos uma relação harmônica, mas independente”, afirmou.

Relembrando sua estreia como deputado estadual, no começo de 2020, Roberto Cidade afirmou que o momento se tornou crítico, por conta do início da pandemia. “Cheguei num momento crítico para o Brasil e o mundo, no meio de uma pandemia. Como deputado mais jovem da história a ser eleito presidente, tive que mostrar trabalho, ganhar a confiança dos deputados e essa recondução é fruto de muito trabalho. Estou muito feliz e honrado e agradeço ao entendimento com todos os deputados e deputadas”, disse.

Roberto Cidade assegurou que a 20ª Legislatura dará ainda mais estrutura aos parlamentares estaduais para que possam executar com mais eficiência seus mandatos. “Também atuaremos para que a Aleam, através das Comissões Técnicas, possam contribuir com setores sensíveis do Amazonas, como Educação, Segurança e Saúde. Todos temos vontade de fazer um grande mandato”, assegurou.

A respeito da configuração das Comissões Técnicas, o parlamentar afirmou já haver  conversas entre os deputados e que a composição das Comissões Técnicas está praticamente definida. “Na próxima quinta-feira (2), após a leitura da Mensagem Governamental, iremos nos reunir pela parte da tarde para fechar os nomes das Comissões”, informou.

 

Relação com o Executivo

Segundo o presidente da Aleam, a relação com o Executivo se dará da melhor forma possível. “Temos 24 parlamentares com pensamentos diferentes. Toda matéria que vier do Executivo será debatida. Trabalhamos de forma independente, mas com respeito e diálogo. Dessa forma quem ganha é a população. O governador Wilson Lima respeita a Assembleia, ele conversa com os deputados e é dessa forma que continuaremos caminhando”, finalizou.