NOTÍCIAS

Em combate ao câncer de útero no Amazonas, o deputado Delegado Péricles anuncia mais verbas para conclusão do Cepcolu

Por Assessoria de Comunicação

04.jan.2024 13:04h
img
Foto: Márcio James

O Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), da Fundação Cecon, ganhará reforço econômico para a finalização das obras. O deputado estadual Delegado Péricles (PL) anunciou o envio de verbas, no valor de mais de R$ 1,4 milhão, para concluir a construção do Centro. Desde seu primeiro mandato, o parlamentar já destinou cerca de R$ 2 milhões para o Cepcolu, que deverá oferecer às mulheres uma assistência de qualidade no combate ao câncer de colo de útero no Estado.

O anúncio do envio da verba, oriunda de emenda parlamentar, foi feito na última sexta-feira (29), durante visita do deputado às obras do Centro, que está com 70% concluídas. Na ocasião, Péricles lembrou que o Cepcolu é o sonho de muitas pessoas, em especial, a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, a médica Mônica Bandeira, destacando que o Centro, além de disponibilizar assistência no combate à doença, deverá oferecer uma estrutura moderna aos profissionais de saúde.

“O Cepcolu vai transformar a realidade do Amazonas, que hoje é o recordista do câncer de colo de útero. Me reportarei ao governador Wilson Lima, que sei que é sensível à causa e vai nos ajudar e unir forças para que a gente possa realizar o sonho não apenas da doutora Mônica, mas de tantas pessoas que precisam. Então, se Deus quiser, muitas mulheres serão salvas com o tratamento realizado por esse Centro, que será um marco na prevenção dessa doença”, declarou o parlamentar.

Estrutura

A médica Mônica Bandeira informou que o Cepcolu será um hospital que irá funcionar durante o dia, constando quatro salas cirúrgicas, quatro consultórios ginecológicos, um anfiteatro para treinamento e habilitação de novos profissionais, que irão fazer pequenas cirurgias, chamadas conização, que evitam que a mulheres tenham o câncer colo do útero.

“Quando a mulher tem uma inflamação que vem antes do câncer, ela pode ser tratada evitando que essa inflamação se transforme futuramente em um câncer invasivo. Estamos com 70% das obras do Cepcolu concluídas. O Centro vai ser, sem sombra de dúvida, nos últimos 30 anos a ação de impacto no enfrentamento dessa tragédia que é uma mulher em 2024 ainda morrer de câncer de colo de útero que é 100% evitável”, explicou a médica.

Bandeira agradeceu, ainda, a sensibilidade do deputado Delegado Péricles em sempre estar disposto a contribuir para a realização do Centro. “O Cepcolu será o pilar e o portal verdadeiro para a gente enfrentar um câncer que aqui no Amazonas, lamentavelmente, ainda se tem 23 mortes em média todos os meses e onde mais de 270 mulheres morrem todos os anos. Então deputado, muito obrigado pela atenção ao Cepcolu”, concluiu.