NOTÍCIAS

Em pronunciamento na Aleam, deputada Joana Darc destaca campanha da Semana Nacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla

Por Assessoria de Comunicação

22.ago.2023 15:45h
img
Foto: Fábio Romão

Em comemoração a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a deputada Joana Darc (UB) destacou, nesta terça-feira (22/08), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a importância da Campanha, que visa defender e ampliar a inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) na sociedade. A semana é comemorada do dia 21 de agosto até o dia 28 deste mês.

Em seu pronunciamento na Sessão Plenária, a parlamentar ressaltou que as Pessoas com Síndrome de Down, que fazem parte do público alvo da campanha, precisam de acolhimento e de políticas públicas para o desenvolvimento do funcionamento individual e o relacionamento social.

“Essa semana é para a criação de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social. Às vezes, o preconceito e a limitação estão na nossa mente, pensamos que eles não vão conseguir, mas eles conseguem além do que podemos imaginar”, disse Joana Darc.

Inclusive, a parlamentar citou algumas figuras públicas, como a modelo Maju de Araújo, uma jovem com Síndrome de Down, que desfilou nas passarelas da Milão Fashion Week, o que a levou para a lista Forbes Under 30 dos jovens mais promissores do Brasil. Vale lembrar que Joana Darc é mãe do pequeno Joaquim, de 2 anos, uma criança com Síndrome de Down.

Downlândia no Amazonas

A deputada Joana Darc aproveitou a oportunidade para comunicar que pretende trazer para o Amazonas o evento Downlândia, um projeto anual fundado com o propósito de descomplicar a Trissomia 21, a Síndrome de Down.

“Tive a honra de participar do evento e a oportunidade de conversar com as organizadoras para trazer uma edição para o Amazonas, dentro das possibilidades, e que a Assembleia seja parceira. É um evento voltado para profissionais dessa área PCD e, também, para os pais, mães e famílias atípicas. Não é um evento técnico, mas um evento acolhedor”, sustentou a parlamentar.

Neste ano, a terceira edição do evento solidário aconteceu no dia 5 de agosto em São Paulo (SP), no Clube do SPFC – Camarote corporativo do estádio do Morumbi, com o objetivo de fornecer uma troca de informações e experiências para mães, pais e outros familiares que lidam com o diagnóstico.

 

Sobre a Campanha

O tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 é “Conectar e somar para construir inclusão”, com o intuído de mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.

A conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias a ter melhor conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar com a sociedade como um todo, a exemplo dos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros.