NOTÍCIAS

Em reconhecimento à contribuição no enfrentamento à pandemia de Covid-19, Assembleia homenageia piloto com Medalha Ruy Araújo

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

07.ago.2023 14:01h
img
Foto: Hudson Fonseca

O piloto Geraldo Costa de Meneses recebeu, nesta segunda-feira (7) a Medalha Ruy Araújo, maior comenda do Legislativo Estadual, em Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo, em reconhecimento à experiência e feitos no campo da aviação, que contribuíram no combate à pandemia de Covid-19, quando pilotou pelo menos 20 voos que trouxeram suprimentos hospitalares e mantimentos da China e respiradores em períodos mais críticos.

A Sessão atendeu ao PRL 85/2021, do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), que durante o evento destacou a contribuição do piloto no enfrentamento da pandemia. Ele enfatizou que hoje um amazonense ocupa um cargo importante dentro da maior companhia aérea da América Latina, condecorado com várias medalhas, inclusive pela Força Aérea Brasileira, com contribuições humanitárias no período da pandemia, não somente para o Amazonas, mas para o Brasil, tendo feito o primeiro voo internacional trazendo suprimentos hospitalares e mantimentos.

“Temos que homenagear esses heróis anônimos que contribuíram e ajudaram a minimizar esse sofrimento que representou a pandemia, principalmente, para o nosso estado. Por isso é um dia festivo para o Amazonas, ainda mais por ser um piloto oriundo do aeroclube de Manaus, é muito gratificante ver conterrâneos nossos contribuindo e levando o nome do Amazonas para além do nosso estado”, afirmou.

O deputado João Luiz (Republicanos) parabenizou o Wilker pela propositura. “Quando a gente vê um amazonense com destaque nacional incentiva o jovem a crescer, apontando que os sonhos podem ser reais. Geraldo acreditou no sonho. Quando li a história dele, fiquei feliz por ele levar a bandeira do Amazonas para o Brasil e o mundo, fora a atuação dele naquele momento pandêmico em que viu de perto as dificuldades e as enfrentou com o seu trabalho e experiência, arriscando sua saúde e sua vida”, declarou.

O homenageado Geraldo da Costa Meneses falou da satisfação de ser homenageado por ações desempenhadas com o seu trabalho. O piloto enfatizou o sentimento de orgulho por receber a mais alta comenda do legislativo amazonense. Ele lembrou sobre o período da pandemia, quando a Latam, se esforçou para ajudar o país no momento difícil.

“Fomos buscar suprimentos na China. Foram mais de 20 voos. Em dez dias, conseguimos montar uma ponte aérea entre Brasil e China com logística para autorização de sobrevoo em mais de 13 países e espaço para operar nos aeroportos chineses, que estavam saturados porque o mundo inteiro voava para China em busca de suprimentos e conseguimos em tão pouco tempo. Depois disso, em dois dias, conseguimos com o avião solidário trazer respiradores, máscaras, luvas cirúrgicas tudo sem custo algum, para combater o vírus da Covid-19 no Amazonas. Lembrar disso é gratificante, mesmo entendendo que estava apenas fazendo o meu trabalho, porém dá orgulho saber que contribuí de alguma forma com o enfrentamento da pandemia”, destacou.