NOTÍCIAS

Em reunião da Comissão de Educação da Aleam, Governo propõe aumento de 8% para servidores da Educação

Por Assessoria de Comunicação

19.mai.2023 12:15h
img
Foto: Paulo Ferraz

Na quinta-feira (18), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Coed/Aleam), recebeu, na sede do Poder Legislativo, as representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Amazonas (Sinteam), Profª Ana Cristina Rodrigues, e da Associação dos Servidores Administrativos da Educação (Avamseg), Cléia Branches, para uma reunião de intermediação junto ao Governo do Estado, representado pelo secretário de Governo, Sergio Litaiff.

Durante a reunião, coordenada pelo presidente da Coed, deputado estadual Cabo Maciel (PL), foram tratadas as demandas que o movimento dos servidores da Educação levou ao Poder Legislativo na quarta-feira (17). O secretário Geral de Governo apresentou a proposta de um aumento percentual da remuneração dos servidores a partir de 8%, que será levada pelos representantes para análise dos membros do sindicato e da associação.

Da mesma forma, também foi proposta a volta das atividades dos servidores da educação na segunda-feira (22), suspendendo a greve, e a partir da quinta-feira (25), uma nova rodada de reunião entre o Governo do Estado, Sindicato, Associação, deputados e a Comissão de Educação, podendo ser tratado a extensão desse percentual parcelado para consolidação uma resolução.

Entre as reivindicações dos servidores estão o reajuste de 25% no salário, data-base, auxílio alimentação e plano de saúde para as categorias profissionais, além de dois novos itens apresentados na reunião de hoje: o abono de falta dos trabalhadores da educação nos dias de Greve, o que permite que eles possam repor as aulas não realizadas junto aos estudantes, e a retirada da ação pública que o Governo ajuizou junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que proibia a paralisação dos servidores.

Na avaliação do deputado Cabo Maciel a reunião foi muito proveitosa. “Como presidente da Comissão de Educação eu reitero que o Poder Legislativo segue cumprindo o seu papel de intermediação e de busca de soluções para os servidores de educação, para o Governo e para os nossos estudantes”, destacou.