NOTÍCIAS

Em Sessão Ordinária, deputados mostram apoio à exploração do potássio como nova matriz econômica

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

26.set.2023 16:31h
img
Foto: Alberto César Araújo

Os deputados estaduais trataram na Sessão Plenária, desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre a possibilidade de exploração do potássio no município de Autazes (distante 113 quilômetros da capital), e, desta maneira, a construção de uma nova matriz econômica para o estado.

O deputado Sinésio Campos (PT) trouxe o debate à Casa Legislativa ao falar da reunião, na qual esteve presente, realizada na última segunda-feira (25), na sede do governo, localizada na zona Oeste de Manaus.

Segundo o parlamentar, na reunião, foram apresentados os pontos acordados entre os representantes da empresa Potássio do Brasil e de lideranças indígenas da etnia Mura, de Autazes, em favor da exploração do mineral na área. “No encontro, foi efetivado o Projeto Potássio Autazes, prevendo a instalação da empresa no município, o que permitirá que Autazes entre no mapa de fertilizantes do mundo”, afirmou Campos.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), e os deputados Felipe Souza (Patriota) e Delegado Péricles (PL) também participaram da reunião na sede do governo, que contou ainda com a presença do governador Wilson Lima (UB) e de secretários estaduais.

Cidade explicou que o potássio tem usos industriais e até mesmo na medicina, a maior parte do Cloreto de Potássio produzido no mundo é utilizado como fertilizante de potássio na agricultura.

Lembrando que 97% do potássio utilizado pelo Brasil é importado de países como Rússia e Canadá, o presidente Roberto Cidade destacou que no município de Autazes existe uma reserva de 20% desse total consumido pelo país.

“Em pouco mais de 20 anos, o investimento previsto gira em torno de R$ 2,5 bilhões; sendo inegável o impacto na economia do estado”, disse o presidente falando que municípios adjacentes, como Nova Olinda e Careiro Castanho também serão beneficiados.

Igualmente apoiando a iniciativa, o deputado Péricles destacou ainda o compromisso dos envolvidos com o meio ambiente e a sustentabilidade, visto que a área a ser explorada foi desmatada por ocupações anteriores, e a Potássio do Brasil irá ainda promover o reflorestamento na região.

“O desenvolvimento econômico vem aliado à responsabilidade ambiental, como deve ser “, disse Péricles. Em apartes, os deputados Rozenha (PMB) e George Lins (UB) também apoiaram o projeto, falando da importância da construção de novos caminhos econômicos para a população amazonense.