NOTÍCIAS

Emenda à LDO de deputado Felipe Souza prevê criação de farmácias veterinárias populares no Amazonas

Por Assessoria

06.jul.2021 13:44h
img
Foto: Dircom

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022, para o desenvolvimento de um Programa e Ações de Saúde Pública Veterinária, voltados ao atendimento de animais domésticos abandonados ou pertencentes a cidadãos de baixa renda, com ênfase na implantação de farmácias veterinárias no estado do Amazonas.

Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o país com a maior população de animais domésticos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística – IBGE, apontam que, nos últimos anos, houve um aumento de 17,6% na população de cães e gatos no país.

“Diante disso, surge a necessidade de se implantar políticas públicas que atendam aos interesses das populações de baixa renda, donos de animais domésticos, que se encontram sem condições de arcar com os custos de medicamentos veterinários”, explicou o parlamentar.

Por meio das Farmácias Veterinárias Populares, o dono, tutor ou o responsável por animais, terá condições de seguir as orientações de tratamentos adequados aos pets. Alguns animais são responsáveis pela transmissão de diversas doenças perigosas aos seres humanos, as zoonoses representam uma importante ameaça à saúde e ao bem estar da população.

“Ações como esta, possibilitam às pessoas mais carentes, meios para o devido tratamento veterinário dos seus animais de estimação, minimizando a prática do abandono, por exemplo”, finalizou Felipe.