NOTÍCIAS

Emenda à LDO do deputado Felipe Souza sugere criação de hospital voltado à saúde do idoso

Por Assessoria

20.jul.2021 13:57h
img
Foto: Dircom

Por meio de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, aprovada na última semana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), propôs a criação ou a construção de estrutura física da saúde voltada para os idosos, com a especialidade para as doenças de média e alta complexidade que mais acometem este público.

Na justificativa, o parlamentar citou dados sobre a população idosa no Brasil, “esses números são indicativos de que o Poder Público precisará focar ainda mais na assistência médica à terceira idade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada em 2018, o Brasil tem cerca de 28 milhões de idosos, o equivalente a 13,5% da população. Para 2042, a projeção da população de pessoas acima de 60 anos é de 57 milhões”, disse ele.

Ainda de acordo com Felipe, a medida irá beneficiar e dar mais qualidade de vida aos idosos, “em geral as enfermidades que acarretam os idosos são crônicas e múltiplas, e exigem acompanhamento médico e de equipes multidisciplinares permanentes e, em alguns casos, internações constantes. Prover um atendimento de saúde de qualidade ao idoso é o objetivo central dessa propositura, além de ser uma questão de humanidade”, finalizou Felipe.