NOTÍCIAS

Emenda do deputado Delegado Péricles auxilia na manutenção do Núcleo de Equoterapia da PMAM

Por Assessoria de Comunicação

24.mai.2023 11:17h
img
Foto: Divulgação Assessores

Com intuito de auxiliar na manutenção do modelo terapêutico Equoterapia no Amazonas, o deputado estadual Delegado Péricles (PL), destinou verba que viabilizou a compra do cavalo para o Núcleo de Equoterapia do Regimento de Policiamento Montado – Coronel Bentes (RPMon), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Na terça-feira (24), o parlamentar participou, na sede do RPMon, de uma solenidade de apresentação do cavalo “Odin”, adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado no valor de R$ 50 mil.

O modelo terapêutico educacional, ofertado de forma gratuita pelo RPMon da PMAM, utiliza o cavalo entre várias disciplinas, interdisciplinar e multidisciplinar, para ajudar pessoas com deficiência ou necessidades especiais, a ganhar melhorias psicomotoras e sociais.

Além do deputado, participaram da solenidade o comandante-geral, coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, o comandante da Companhia de Policiamento Especial (CPE) da PMAM, coronel Klinger Paiva, demais oficiais da instituição, e pais de crianças e adolescentes que participam do modelo terapêutico.

Na ocasião da solenidade, o deputado Delegado Péricles falou da importância da Equoterapia e da satisfação em poder contribuir com o projeto que faz um trabalho sério no desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou de necessidades especiais, promovendo qualidade de vida a esses praticantes, assim como a sua inclusão social.

“Para mim é gratificante contribuir com esses tipos de projeto. Além de realizar o meu papel de fiscalizador, eu busco ajudar com minhas emendas parlamentares naquilo que dar resultados. E ver a apresentação das crianças e jovens que fazem parte da Equoterapia é gratificante. Parabéns a todos os integrantes do projeto que abraçam essa causa. Fico muito feliz em contribuir com o projeto importantíssimo em nosso Estado contem com meu apoio”, declarou o parlamentar.

Na oportunidade, o comandante-geral da PMAM agradeceu a sensibilidade do deputado em contribuir com o Equoterapia, destacando a relevância do projeto para sociedade amazonense. “Eu vejo o quanto é bonito a Polícia Militar, enquanto instituição, ter abraçado esse projeto e ter evoluído tanto. A gente poder fazer um trabalho que atende famílias com necessidades verdadeiras para poder lidar com os problemas do dia a dia, e é muito bom servir. Este é um dos trabalhos mais bonitos que a Polícia Militar tem de relacionamento com a sociedade. Muito obrigado deputado pela contribuição em nossa instituição”, disse o coronel .

Agradecimento

A dona de casa Jussara Castro acompanha o filho Francisco Lucas, 22, que tem paralisia cerebral, na terapia com cavalos. Ela falou da importância da Equoterapia na vida do filho.

“Meu filho tem paralisia cerebral e epilepsia, ele está há quatro anos aqui e já evoluiu muito. Cada dia ele evolui um pouco, a determinação, segurança e principalmente a postura. Como ele é usuário de cadeira de rodas ainda, a equoterapia pra ele é muito importante”, declarou a dona, agradecendo o apoio do deputado no projeto. “Eu sou muito grata a Deus em primeiro lugar, e ao deputado por essa ajuda ao projeto, porque aqui são várias crianças que precisam, e essa ação do deputado veio em boa hora”, disse.

Benefícios da Equoterapia

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

 

Foto: Sandro Pereira