NOTÍCIAS

Encerramento da Semana Lixo Zero tem bazar de reciclados e doação de tampas pet para causa animal

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.out.2022 12:59h
img
Foto: Alberto César Araújo

O último dia da Semana Lixo Zero na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve um bazar dedicado aos artesãos, que utilizam artigos recicláveis para confeccionar produtos e também a entrega de tampinhas de garrafa pet para o Projeto AmazonEcoPet, que recolhe os objetos para vender e custear a compra de rações para animais abandonados e resgatados das ruas de Manaus. O encerramento aconteceu Hall Homero de Miranda Leão da Casa Legislativa.

Avaliando a Semana Lixo Zero, a diretora de Assistência Social, Jandira Moura, falou como as atividades do evento abrem portas para pauta ambiental na Assembleia. “Tudo que fizemos contribuirá com a temática ambiental, gerando consciência nos servidores e propiciando parcerias com institutos e grupos que trabalham com reciclagem das mais diversas formas, como a empresa Descarte Correto, que coleta lixo eletrônico e a AmazonEcoPet que está presente para recolher as tampinhas”, disse.

Ela completou explicando que os grupos iniciaram uma cultura de descarte correto de resíduos que passam a ter outra utilidade e deixam de poluir e degradar o meio ambiente, colocando em prática a proposta do presidente Roberto Cidade, por meio da lei estadual nº 5414/2021.

A feira teve seis expositores que mostraram artigos de decoração e utilidades do lar, entre eles a artesã Yara Cristina Barbosa da Silva, que reutiliza CD’s, papelão, TNT, enchimento de travesseiro, entre outros materiais para fazer itens de decoração e utensílios do lar que vende nas feiras de artesanato e nas redes sociais.

“Trabalho fazendo artigos de cozinha, pintados e bordados sempre com materiais e embalagens que iriam para o lixo. Tenho dois netos e quero um futuro melhor para eles, com um ar mais respirável, com águas menos poluídas então, ao invés de pegar uma garrafa pet e jogá-la fora, eu penso no que fazer e então faço ‘puxa-saco’, decoração de Natal e, com os CD’s, faço descanso para copo, faço enfeites para porta, por exemplo. Quanto mais a gente recicla, melhor ”,  explicou.

A líder comunitária Cristiane Pontes, da comunidade Mundo Novo, zona Norte de Manaus falou da importância de eventos dessa natureza para conscientizar as comunidades e moradores da importância de não poluir o meio ambiente em que vivem.

“Onde moro tivemos problemas com descarte de eletrodomésticos e eletrônicos e eu nem sabia que existiam locais corretos que recolhiam este tipo de material. Isso é importante para que a gente possa divulgar este conhecimento na comunidade onde vivemos”, analisou.

 

Doação

Na oportunidade, o Projeto AmazonEcoPet recebeu doação de inúmeras tampinhas da garrafa pet recolhidas na Assembleia e que ajudarão a custear a compra de ração para animais abandonados e resgatados das ruas.

O fundador do projeto, Eduardo Franzoia, esclareceu que o projeto, criado em 2019, para coleta e venda de tampas plásticas e latas de alumínio, colabora com natureza e também alimenta animais abandonados.

“Com a doação das tampinhas, a gente prepara e limpa para serem vendidas para fábricas. Com o dinheiro arrecadado com a venda das tampinhas, compramos ração para os animais de rua e saímos distribuindo alimento para os animais abandonados nas ruas e resgatados por protetores de animais”, finalizou.