NOTÍCIAS

‘Encerrar um programa que estava dando certo por política ideológica é lamentável’, diz Delegado Péricles sobre a extinção do modelo Cívico-Militar nas escolas do país 

Por Assessoria de Comunicação

27.jul.2023 18:49h
img
Foto: Hellen Prado

“Um modelo educacional que estava dando certo, agora o governo federal decidiu extinguir por ser um projeto do governo anterior por uma questão de política ideológica. É lamentável”, declarou o deputado estadual Delegado Péricles (PL) sobre a extinção do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) no país por parte do governo federal. O parlamentar é um dos principais defensores e articuladores da implementação do Pecim no Amazonas.

O tema foi amplamente debatido durante entrevista realizada na tarde desta quinta-feira (27), no programa Meio-Dia com Jefferson Coronel. Na ocasião, o deputado também criticou o desperdício dos investimentos que foram aplicados para implementação do projeto no país.

“Há vários aspectos que precisam ser analisados, inclusive o desperdício de investimentos com o programa. Foram gastos ao longo de três anos cerca de R$ 104 milhões nas escolas cívico-militares que estão indo para o ralo, porque está se encerrando um programa que funcionou”, lamentou o parlamentar, destacando que “é triste saber que algo está sendo encerrado simplesmente por questões meramente políticas”.

 

Apoio ao programa no Amazonas

Péricles, que trabalhou junto ao então governo federal e ao atual governo estadual na articulação para a instalação do modelo em três escolas estaduais em Manaus, defendeu a importância do programa nas escolas do Amazonas.

“As escolas Cívico-Militares buscam aplicar a disciplina. Hoje, as escolas que chamamos de tradicionais infelizmente, na sua grande maioria, não tem disciplina implantada. Não se há respeito aos professores, entram drogas nas unidades, há roubos, furtos e violência, é algo que infelizmente acontece. Queríamos todos nós que as escolas do nosso país fossem de excelente qualidade. Infelizmente não essa realidade. Então a gente busca formas imediatas que possam melhorar a educação nas escolas. Aqui no Amazonas, esse modelo foi implantado em escolas situadas em locais de grande vulnerabilidade social. Nelas, o programa transformou a vida de muitos alunos. E digo mais, mudou a comunidade”, pontuou o deputado.

O deputado Delegado Péricles trabalhou na articulação para implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em três escolas estaduais, sendo a Professor Nelson Alves Ferreira, no bairro Betânia, Professora Tereza Siqueira Tupinambá, no bairro Cidade Nova, e professor Reinaldo Thompson, no bairro Corado.

O parlamentar explicou que para a instalação dos programas nas unidades foram realizados vários debates. “Houve audiências públicas, onde foram reunidos alunos, pais de alunos, professores, gestores e comunidade, e, por unanimidade, todos aceitaram as escolas cívico-militares”, disse.

 

Continuidade

Na ocasião, o deputado também elogiou a permanência do programa no Amazonas anunciada pelo governo do Estado, Wilson Lima (UB), que pretende manter o modelo cívico-militar na rede pública de ensino no Estado. Ao todo, no Amazonas existem sete escolas que foram implantadas nesse modelo. Dessas, seis são administradas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), sendo cinco em Manaus e uma em Tabatinga.

O governo federal publicou ofício no último dia 12 de julho encerrando o programa em todo país.