NOTÍCIAS

Encontro da COP 27 no Egito repercute na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

16.nov.2022 13:38h
img
Foto: Danilo Mello

A Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (16), teve como um dos assuntos principais a realização da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece no Egito, e reúne lideranças de todo o mundo para discutir ações de enfrentamento ao desafio global das mudanças climáticas e tem a presença do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Durante seu discurso, o deputado Serafim Corrêa (PSB) analisou a importância da participação do Brasil na Conferência. “Com a eleição do presidente Lula, o Brasil voltou a se inserir no contexto mundial e as atenções se voltam à Amazônia. Durante quatro anos assistimos um governo contrário ao meio ambiente, favorável às queimadas e ao desmatamento e isso pesou muito em nível internacional de tal sorte que viramos um pária internacional”, comentou.

Segundo o parlamentar socialista, lamentavelmente, o presidente Bolsonaro sequer se dispôs a comparecer à conferência. “Todos nós que sempre defendemos a Amazônia, entendemos mais do que nunca que somos referência mundial. Não podemos deixar de voltar nossa atenção ao avanço das queimadas e desmatamento”, analisou Corrêa.

 

Saúde Estadual

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) alertou para uma possível terceira onda da Covid-19 e apelou ao secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, explicar aos parlamentares da Aleam quais os procedimentos previstos pela secretaria para enfrentar o que chamou de emergência sanitária.

“Torço que essa onda não aconteça, mas é preciso saber quais as medidas a serem tomadas, visto que nesse momento não existe vaga de UTI no Amazonas. O governador precisa decretar emergência para poder ser célere nas atitudes”, afirmou.

 

Unale

O deputado Adjuto Afonso (UB) destacou a realização da 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), ocorrida na última semana em Recife (PE), que teve a participação de vários deputados da Casa.

“Foi uma grande Conferência, tivemos vários deputados do Amazonas presentes e a Assembleia Legislativa foi premiada com o nosso projeto Ação Empreendedora”, comemorou.

Em aparte, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), contou que a comitiva amazonense contou com 15 deputados. “Ano passado a Aleam foi premiada e este ano, mais uma vez, temos o orgulho de termos conquistado mais um prêmio”, afirmou Cidade, acrescentando que em 2023, será realizada a terceira edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam) e que ele espera que tenha a participação do presidente eleito da Unale, deputado Diogo Moraes, de Pernambuco.