NOTÍCIAS

Entrega do III Prêmio Nestor Nascimento será na sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

05.nov.2021 14:56h
img
Foto: Divulgação Dicom

Na próxima sexta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, realiza a Cerimônia de Entrega do III Prêmio Nestor Nascimento, no Auditório Belarmino Lins, a partir das 09h30.

A coordenadora do Programa Educando pela Cultura e organizadora do evento, a pedagoga Jacy Braga, explicou que o prêmio Nestor Nascimento foi idealizado pela Escola do Legislativo para dar visibilidade às pautas afro amazonenses. “Com isso, a gente tem o interesse de fomentar nas pessoas de outros movimentos e lideranças do movimento afro amazonense atividades voltadas para políticas afirmativas que deem resultado na própria luta deles de área, além de uma aproximação com o parlamento e até ocupar um lugar no parlamento”, afirmou, acrescentando que o prêmio deve se integrar ao rol de eventos permanentes da Assembleia, por meio de um Projeto de Resolução Legislativa.

Além disso, o resgate da memória do advogado, que se tornou ícone do movimento negro no Amazonas foi comentado pela coordenadora. “A importância do parlamento resgatar a figura do Nestor Nascimento é incomensurável, pois a construção da história deste estado passa por ele, que teve um currículo vastíssimo, passando por ambientes conhecidamente elitistas, como o Centro Acadêmico de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Sindicato dos Jornalistas, direção da Câmara de Manaus, por exemplo, com várias ações que implicam no desenvolvimento diário da população amazonense e ver um homem preto inserido nesta dinâmica a gente percebe que todos os discursos contrários ao potencial das pessoas negras cai por terra”, definiu.

 

Prêmio

O prêmio é voltado ao reconhecimento aos movimentos e personalidades que promovem ações com o objetivo de estimular a igualdade racial e combate ao racismo. Serão agraciados: Alberto Jorge Silva Oba Méji – Preservação da Fé nas Religiões de Matriz Africana e Combate à Intolerância Religiosa; professora Francimar dos Santos Júnior – Luta no Feminismo Negro; professora Dra. Renilda Aparecida Costa – Respeito, Visibilidade, Resgate Histórico e Luta contra o Racismo; José Carlos Bonates (Kaka Bonates) – Promoção de Atividades Afro-culturais e Educativas; prof. MsC. Vinicius Alves Rocha – Promoção do Protagonismo Negro; prof. MsC. Ygor Olinto Rocha Cavalcante – Produção Acadêmica, Produção Literária e Estudos sobre a Presença Negra no Amazonas; Graça Soares Prola – Gestão em Direitos Humanos com ênfase à Igualdade Racial.

Além do prêmio serão entregues também quatro Certificados de Menção Honrosa para Cristiano Corrêa – Instituto Afro Amazonas, pelo Incentivo as práticas de Capoeira; Arcebispo de Manaus D. Leonardo Ulrich Sleiner – Paróquia de São Geraldo e Pastoral do Migrante pelos 10 anos de Apoio à Imigração da População Haitiana; Sissi Rolim e Fefa Carmin – Sinézio Rolim e Fernando Carmin, pelo Cenário Cultural Musical com vistas a Ritmos Afro-brasileiros; Cléia Alves, pela disseminação da Cultura Afro-brasileira Maracatu Pedra Encantada e também um Prêmio Especial pelo Conjunto da Obra ao Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno Almeida.