NOTÍCIAS

Equipamentos entregues pelo deputado Delegado Péricles à FCecon devem agilizar resultados de biópsia feitos na unidade

Por Assessoria de Comunicação

02.jan.2024 14:38h
img
Foto: Marcio James

Empenhado em contribuir com a saúde no Amazonas, em especial no combate ao câncer, o deputado estadual Delegado Péricles (PL) destinou verbas para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) para aquisição de aparelhos de Micrótomo Manual para o setor de patologia da unidade. Com a compra dos equipamentos, será possível aumentar a análise de materiais, a fim de agilizar a entrega de biópsias feitas no hospital, que é referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda Amazônia Ocidental.

Ao todo, foram adquiridos quatro aparelhos de Micrótomo Manual que custaram R$ 182 mil. As compras fazem parte de emenda parlamentar do deputado Delegado Péricles, no valor de R$ 800 mil, para auxiliar no melhoramento de vários setores da FCecon. As entregas dos equipamentos ocorreram na manhã de sexta-feira (29), na sede da FCecon, na zona Centro-Oeste de Manaus.

Na ocasião, o deputado destacou a importância do setor no diagnóstico de câncer. “Esses equipamentos vão ajudar na análise das patologias, reduzindo ainda mais o tempo de entrega do resultado, que antes demoravam meses e até anos para sair, e agora a FCecon conseguiu reduzir significativamente esses prazos chegando em média a três meses e alguns com resultados de até 30 dias. Esses equipamentos comprados com as nossas emendas vão reduzir ainda mais o prazo dos resultados e podem salvar muitas vidas”, disse o deputado, parabenizando os funcionários do setor pelo empenho.

Departamento de Patologia

Durante a entrega, o médico patologista Maykon Ramos, que integra a equipe do Departamento de Patologia da FCecon, explicou que o setor é responsável por identificar as peças cirúrgicas dos pacientes da unidade com todo o tipo de câncer, analisando qual o nível que a doença está.

“Essas informações são essenciais e indispensáveis para que os nossos cirurgiões e oncologistas façam o tratamento adequado dos pacientes. Então, com a ajuda do deputado Péricles, estamos aí conseguindo mais quatro equipamentos que são indispensáveis para nossa atividade, melhorando cada vez mais e objetivando atender os nossos pacientes com qualidade”, declarou Ramos, destacando que o departamento é coordenado pela médica Emely Franco.

O diretor-presidente FCecon, o médico Gerson Mourão, também agradeceu pela atenção do deputado à FCecon. “Quero te agradecer pela atenção ao departamento, porque o trabalho deles é fundamental para o diagnóstico da doença”, disse Mourão.