NOTÍCIAS

Escola do Legislativo dá início a credenciamento para novos instrutores e professores

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

26.abr.2023 15:50h
img
Foto: Alberto César Araújo

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso iniciou o credenciamento de novos instrutores professores que poderão atuar ministrando cursos, treinamentos e palestras e demais eventos promovidos pela Escola, para servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e de instituições púbicas parceiras. O credenciamento é válido até o dia 31 de dezembro. O primeiro rol de credenciados será divulgado até a segunda semana de maio.

De acordo com a gerente didático-pedagógica da Escola, Paloma Chaves, por meio do endereço eletrônico https://www.aleam.gov.br/escola-do-legislativo/, localizado na área institucional do site da Aleam-Escola do Legislativo, o candidato irá encontrar o edital do credenciamento e todas as outras informações necessárias sobre a inscrição, áreas de conhecimento e propostas de cursos que devem ser preenchidas e realizadas para a devida conclusão do credenciamento.

“Poderá inscrever-se qualquer profissional que tenha formação, necessariamente superior, em uma das áreas de conhecimento listadas no item 4 do edital. Lembrando que os cursos realizados no âmbito da Escola do Legislativo ocorrem no horário oposto ao expediente dos servidores, assim sendo, a partir das 14h, até às 17h. A carga horária dos cursos propostos deve levar em conta a temática, o conteúdo a ser ministrado, como também o planejamento das aulas conforme proposta apresentada. O curso proposto deverá ter compatibilidade com a área de formação do instrutor, conforme Resolução Legislativa n° 432/2008 de 14/05/2008”, explicou Paloma.

Para sanar dúvidas ou pedir informações, o candidato por entrar em contato por meio do telefone 92 3183-4304 (Gerência Didático-pedagógica da Escola do Legislativo).

 

Áreas de conhecimento

Conforme o edital, as áreas de conhecimento listadas, são: Administração; Biblioteconomia; Ciência Política; Comunicação Social/Marketing; Cultura; Direito; Contabilidade/Auditoria; Educação; Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento; Gestão de Recursos e Processos; Informática e Tecnologia da Informação; Linguística; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Orçamento e Finanças; Saúde; Segurança/Sistema de Gestão Integrado – SGI (Normas 9.001; 14.001 e 18.001).

 

Credenciamento

O credenciamento é realizado de acordo com os seguintes procedimentos: preenchimento da Ficha de Cadastro de Profissionais no site da Assembleia Legislativa: https://www.aleam.gov.br/escola-do-legislativo/, na aba credenciamento de instrutores, formulários (https://docs.google.com/forms/d/1vtkE11Dq6LKjngIfoJhcwcZKOddiFP2i46ZydqgnvtE/viewform?edit_requested=true).

O credenciamento de instrutores para a Escola do Legislativo permanecerá aberto ao longo do ano de 2023, ocorrendo publicações contínuas do rol de credenciados de acordo com a demanda da ALEAM.

Efetuada a homologação do credenciamento, é publicada lista contendo o nome dos profissionais credenciados com as respectivas áreas de atuação, com ampla divulgação no referido site e na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O credenciamento serve para formar um Banco de Dados de Profissionais, não gerando qualquer vínculo jurídico, direito adquirido ou obrigatoriedade posterior.

 

Propositura de cursos

Após o preenchimento do formulário de inscrição, o interessado deverá acessar a aba anexo do edital, nela consta o modelo de proposta de curso que deverá ser preenchida com um curso que o instrutor tenha aptidão e que já tenha aplicado. O curso deverá ter relação com a área de formação.

A proposta deverá ser enviada em formato PDF para o email: ger.pedagogica@aleam.gov.br com cópia para: gdp.pedagogica@gmail.com. O instrutor deverá enviar juntamente com a proposta de curso o documento que comprove sua escolaridade (certificado e histórico) e currículo lattes. Não serão aceitos arquivos em outros formatos, como por exemplo: foto, jpg e outros.

O instrutor poderá apresentar até três propostas de cursos para avaliação e aprovação. As propostas enviadas pelos interessados serão submetidas à aprovação da Diretoria da Escola do Legislativo, setor pedagógico e Conselho Escolar, que terão como pressuposto se o curso é uma demanda da Casa e/ou se coaduna com o público atendido por esta Casa Legislativa.