NOTÍCIAS

Escola do Legislativo realiza palestra voltada à Campanha “Setembro Amarelo”

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

12.set.2022 14:07h
img
Foto: Hudson Fonseca

O mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio, com a Campanha “Setembro Amarelo”, que tem alcance nacional. A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) junta esforços à campanha de valorização da vida e deu início, na manhã desta segunda (12), no Auditório Sônia Barreto, à programação de palestras com especialistas sobre o tema.

A atividade faz parte do Programa Educando pela Cultura, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com as diretorias de Saúde e Assistência Social da Aleam, e a Secretaria de Educação (Seduc).

A palestra desta segunda-feira teve como tema “O Barulho Silencioso da Ideação Suicida”, conduzido pela médica psiquiatra Alessandra Pereira.

Em seguida foi realizada uma roda de debates, com os mediadores Lidiane Cavalcante, Nilton Teixeira, Ingrid Melo e Arlindo Gonçalves.

A diretora da Escola do Legislativo, Geanne Valente, explica o papel da educação e conhecimento no combate ao suicídio. “O desafio está em falar sobre o assunto com muita seriedade e responsabilidade, uma vez que o nosso objetivo é salvar vidas por meio da informação e do diálogo”, afirmou a diretora, destacando que a Casa Legislativa vê no programa Educando pela Cultura uma forma de levar orientações aos que necessitam, dentro e fora da Escola do Legislativo.

Os participantes são gestores de escolas da Seduc, psicólogos e diretores da Casa Legislativa. “É preciso capacitar os profissionais, não apenas os da área de saúde, mas professores, por exemplo, que lidam com crianças e adolescentes, e podem ser o primeiro ponto de apoio”, pontuou a psiquiatra Alessandra Pereira.

A palestrante falou ainda sobre a quebra de preconceitos sobre a necessidade de tratamento psicológico. “É preciso decidir pela vida, entender que existem pessoas que podem ajudar e que ficar sozinho não é a melhor opção nesses casos de doenças psicológicas”, concluiu.