NOTÍCIAS

‘Espero que a Casa tenha finalmente debate elevado’, diz Dermilson Chagas sobre nova liderança do Governo

Por Assessoria

02.set.2021 13:01h
img
Foto: Márcio Gleyson

O deputado Dermilson Chagas fez  discurso de parabenização ao novo líder do Governo do Amazonas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Felipe Souza (Patriota). Dermilson Chagas disse que espera que a nova liderança do Governo na Casa traga, sobretudo, as respostas que a população quer saber a respeito dos graves problemas nas áreas da segurança pública, saúde e educação.

“Parece que vamos ter um entendimento, um diálogo daqui pra frente, deputado Felipe. Agradeço a sua boa disposição em querer contribuir e resolver os problemas e levar as demandas e trazer as respostas. É disso que nós precisamos: o bom debate, para que nós tenhamos altivez para discutir os temas importantes para a sociedade, que é quem vai ser a maior beneficiada”, discursou Dermilson Chagas.

Dermilson Chagas também comentou que espera da nova liderança uma participação efetiva nos debates das matérias no plenário da Casa, pois o papel de debatedores, até o momento, ficou centrado nele e na pessoa do deputado Wilker Barreto, os mais assíduos no plenário e os que mais contribuem com questionamentos, críticas, denúncias, além de proposições.

“É o que nós esperamos: um debate com altivez e qualidade e respostas. Se isso realmente acontecer, quem vai ganhar é a sociedade. Então, nós estamos esperando aqui um entendimento. De início, ele já procurou saber quais são as demandas e problemas, o que pode ajudar e resolver”, comentou Dermilson Chagas.

Sem respostas até o momento

O parlamentar explicou que, entre as demandas que faz ao Governo do Estado e que ainda estão sem respostas, estão a lista de ramais que a Sepror disse ter investido recursos da pasta; o motivo pelo qual o orçamento da Sepror foi diminuído, e que afeta os programas essenciais para o setor primário; o motivo pelo qual as cestas básicas dos pescadores não terem sido entregues na sua totalidade e que estão estragando; a vinda da nova secretaria da Secretaria de Educação para explicar o que é o projeto Educa+ Amazonas; e as justificativas claras de sucessivos empréstimos, além de outros questionamentos.

“Depois de três anos, o Governo do Amazonas ainda pede empréstimo no final de seu governo. Nós sabemos que existe todo um processo burocrático para licitar, nós sabemos da dificuldade que o Governo tem para executar e isso mostra que vamos ter um endividamento do Estado e não geração de empregos e não a execução dessas obras, o que é muito triste”, comentou Dermilson Chagas.

Disposto a responder

O deputado Felipe Souza disse, durante a sua fala na tribuna, que quer dialogar com os deputados da oposição e que se empenhará em fornecer as respostas em tempo hábil para os questionamentos que forem feitos no plenário. Ele também disse que quer contribuir para a elevação da discussão das matérias durante as sessões da Casa.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), também cumprimentou e parabenizou o deputado Felipe Souza pela nova função na Casa e ressaltou, que espera, com a sua atuação, que os debates no plenário aconteçam, pois, a Casa “estava há muito tempo sem líder do Governo”.