NOTÍCIAS

‘Estamos trabalhando para tirar as famílias do carvão e colocar para plantar café’, diz João Luiz

Por Assessoria de Comunicação

05.out.2021 14:46h
img
Foto: Mauro Smith

“Estamos trabalhando para tirar as famílias do carvão e colocar para plantar café”, afirmou o deputado estadual João Luiz (Republicanos) em visita à Vila de Lindóia, no município de Itacoatiara, durante a comemoração de quatro anos do Grupo Formigueiro. O parlamentar destacou que o modelo econômico vai trazer independência para agricultores da região.

“As pessoas precisam ser livres. Precisamos que as pessoas sejam donas dos seus próprios narizes, mandem nas suas vidas e tenham autonomia. É essa política pública que estamos implementando no Estado. Sabemos que é difícil , mas não impossível”, disse o parlamentar, que pretende fazer com que a localidade seja o maior produtor de café do Amazonas e quer empoderar a sociedade com novas matrizes econômicas.

O presidente da Associação Solidariedade Amazonas (ASA), o agricultor Roque Pereira Lins destacou que atualmente está contribuindo com o Grupo Formigueiro, em Itacoatiara, sobre o cultivo do café no Estado. “Recebemos uma emenda parlamentar do deputado João Luiz, e com isso aqui na região de Lindóia demos um pontapé inicial para ajudar a população local”, explicou Roque Lins.

 

Reunião

Durante a reunião de aniversário do Grupo Formigueiro, técnicos da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) explicaram para os produtores rurais qual adubo deve ser utilizado para a plantação de café e como continuar o cultivo do produto na localidade.

“Com essa agricultura familiar vamos conseguir alavancar a economia local”, disse o presidente da comunidade social São Francisco de Assis, Manoel Campos.

 

Emendas

De acordo com o deputado João Luiz, foi destinado R$ 50 mil para a aquisição de mudas de café para o Grupo Formigueiro e em 2022 serão mais R$ 200 mil para o fortalecimento do plantio do café.